O médico e escritor Miguel Torga vai ser homenageado em Outubro pela Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos, SOPEAM, com um conjunto de cerimónias na região de S. Martinho de Anta, donde era natural, e nas imediações.
As cerimónias, dias 26, 27 e 28 de Outubro, integram-se nas Jornadas de Outono que a Sociedade leva a efeito todos os anos.

O programa de homenagem a Torga, de quem este ano se celebra o centenário de nascimento, inclui visitas ao largo de Eiró, onde se encontra um monumento a Torga, à casa onde o escritor viveu, à «eira de vizinhos», uma eira comunitária, à anta, à capela da Senhora da Azinheira e à Escola Primária que Torga frequentou.

Neste antigo estabelecimento de ensino será proferida uma palestra sobre «Algumas tradições de Trás-Os-Montes e Alto Douro no Diário de Miguel Torga».

Os escritores e artistas médicos visitarão ainda S. Leonardo de Gualafura e Panóias, os jardins e o Solar de Mateus, obra do arquitecto italiano Nicolau Nasoni.

Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia Rocha, médico de profissão, nasceu a 12 de Agosto de 1907 em S. Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, e morreu a 17 de Janeiro de 1995 em Coimbra, cidade onde se licenciou e se fixou a partir de 1941.

Figura de relevo das Letras nacionais, Torga escreveu obras de poesia, ficção, teatro e 16 volumes de «Diários».



PARTILHAR:

Santuário de Santo Antão da Barca

Queixas sem resposta