A cidade de Vila Real vai dispor em breve de quatro novos museus. Já no início de 2008, deverá abrir o Museu do Som e da Imagem, no Teatro Municipal, mas a autarquia pretende criar, ainda, o Museu da Vila Velha, cuja obra deverá estar concluída também dentro de meses, o Museu da Electricidade, na antiga central do Biel, bem como proceder à musealização da Torre de Quintela.

Todos integrarão a rede municipal de Museus, já aprovada pelo executivo. Segundo Vítor Nogueira, director executivo da Culturval - Gestão de Equipamentos Culturais de Vila Real , \"o projecto do Museu do Som e da Imagem vai integrar o espólio do antigo Teatro Circo, inaugurado em 1892, incluindo várias cadeiras do século XIX já restauradas, mas sobretudo do antigo Teatro Avenida, inaugurado em 1931. Deste último foram já restauradas várias máquinas de projecção e outros equipamentos\", acrescentou.

A unidade museológica vai ser \"complementada com a projecção de filmes antigos sobre Vila Real e a região, um serviço educativo, um centro de documentação e um acervo audio-visual destinado aos investigadores\", explicou ainda. O Museu da Vila Velha teve início com a designação de Centro Interpretativo e Arqueológico no âmbito do Programa Polis.

Acabou por ser transferido para a tutela da autarquia. Agora, a sua construção também se encontra na recta final. O presidente da Câmara , Manuel Martins, explicou \"Este Museu irá funcionar como local de divulgação da memória histórica da cidade no seu núcleo inicial\". Recordou que \"foram já encontrados naquela área mais de cinco mil objectos que datam desde a ocupação pré-histórica até à actualidade\".

Num estado menos avançado encontra-se o projecto de criação do Museu da Electricidade. O autarca diz que mantém a \"intenção de transformar a antiga central hidroeléctrica de Biel num museu através do qual se possa contar a história da electricidade em Vila Real\". Recorde-se que a capital transmontana foi a primeira cidade do país com iluminação pública gerada por uma instalação hidroeléctrica, corria o ano de 1894.

O respectivo projecto foi concretizado pelo alemão Emil Biel. O projecto integrará, também, a recuperação do antigo elevador da fábrica de curtumes que funcionou naquele local, transformando-o num funicular. Também para a Torre de Quintela está prevista a musealização do espaço interior e exterior.

Trata-se de um monumento datado do século XIII. Em Vila Real existem já os museus de Numismática e Arqueologia, da Casa de Mateus, e de Geologia, este último na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.



PARTILHAR:

Valorizar e qualificar o azeite

Espera financiamento