A Câmara de Vila Real anunciou que vai promover um rastreio à covid-19 a 140 trabalhadores docentes e não docentes do ensino pré-escolar da rede pública que reabre segunda-feira.

“Para nós a segurança e a confiança, sobretudo na área da saúde, está sempre em primeiro lugar”, afirmou à agência Lusa o presidente da autarquia, Rui Santos.

A estratégia do município passa por testar 140 trabalhadores docentes e não docentes do ensino pré-escolar, pertencentes aos agrupamentos de escolas Diogo Cão e Monsenhor Jerónimo do Amaral.

Depois de cerca de dois meses e meio de portas encerradas, na próxima segunda-feira, 01 de junho, as crianças do pré-escolar regressam às escolas seguindo orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Governo.

“Tenho ouvido por parte da DGS e da senhora ministra da Saúde que estes testes não são prioritários, mas nós achamos que todo o investimento feito na área da saúde se justifica”, afirmou Rui Santos.

O objetivo é, sustentou, “dar confiança aos pais, aos professores e aos funcionários não docentes”.

“Ganhar as batalhas contra a covid-19 significa prudência, cuidado, testagem, acompanhamento e verificação de todas as situações”, frisou.

No concelho de Vila Real foram também já realizados testes nos lares, a utentes e funcionários, nas creches e nas escolas secundárias, antes da retoma das aulas presenciais a 18 de maio.

O rastreio efetuado pela Câmara de Vila Real a 163 professores e funcionários do ensino secundário detetou um caso positivo.

Na altura, a autarquia disse ter-se revelado “acertada a iniciativa de testar o pessoal docente e não docente, antes do reinício das aulas presenciais, pois evitou-se um eventual foco de propagação da doença".

De acordo com o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia, o concelho de Vila Real contabiliza 153 pessoas infetadas com o novo coronavírus.



PARTILHAR:

Vinte cães recém-nascidos encontrados mortos dentro de um saco em Gimonde

Diocese de Vila Real cria Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis