Foram mais de 1500 espectadores repartidos pelas 16 actividades programadas, distribuídas pelos espaços do Parque Corgo, Largo do Pelourinho, Jardins e Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Real, Conservatório Regional de Música de Vila Real, Museu da Vila Velha e do Teatro de Vila Real.

A MAPI'16 terminou da melhor forma com o espectáculo “A Maior Flor e outras histórias segundo José” inspirado na obra de José Saramago. Um espectáculo que reflectiu a qualidade da programação que se estendeu por 9 dias consecutivos e, que muito se deveu às criações das estruturas Camaleão, de Bragança; Lua Cheia Teatro para todos, de Lisboa; Chão de Oliva, de Sintra; Shortcutz Xpress Vila Real; Teatro das Beiras, da Covilhã; Urze Teatro, de Vila Real; Pé de Vento, do Porto; Trigo Limpo Teatro ACERT, de Tondela; Teatro Art'Imagem, da Maia.

Os sorrisos e a enorme satisfação das crianças sustentaram o primeiro objectivo de fazer desta Mostra de Artes para a Infância, uma festa divertida e cheia de sorrisos, desenhada em especial para os mais-novos valorizando-os enquanto público.

A programação da MAPI'16, diversificada, cuidada e com um elevado padrão de qualidade, deixa raízes que confirmam a importância de apostar e valorizar o público mais-novo para as artes. Uma programação que nos deixa orgulhosos por ter sido possível proporcionar-lhes a oportunidade de explorarem e vivenciarem momentos especiais, com as Oficinas, as Marionetas, a Música, o Cinema, as Leituras encenadas, o Teatro, e ainda, com a qualidade do universo dos autores Manuel António Pina, Álvaro Magalhães, Fátima Effé, José Saramago, Hans Christian Andersen e Robert Louis Stevenson.

A MAPI é promovida pela Urze Teatro, e organizada em parceria com a Câmara Municipal de Vila Real e com o Teatro Municipal de Vila Real, e esta 1.ª edição foi inserida na programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, e foi também possível com as parcerias da Biblioteca Municipal de Vila Real, do Conservatório Regional de Música de Vila Real, do Museu da Vila Velha de Vila Real e, os apoios da Direcção Regional de Cultura do Norte, e ainda da Empresa Centrauto, Restaurante Convívio, Club de Vila Real e da Rádio Univerdade fm.

"A 1.ª edição da MAPI terminou! Tanta felicidade! Felizes! Muitos sentimentos de alegria, que a menina MAPI nos deu, a nós Urze Teatro, por termos conseguido, com os apoios fundamentais da Câmara Municipal de Vila Real e do Teatro de Vila Real, erguer um sonho antigo de proporcionar momentos mágicos para os mais-novos. Tudo foi surpreendente, sobretudo o enorme envolvimento e a surpreendente adesão dos mais-novos, das famílias, das escolas de Vila Real, de Mondim de Basto, de Tarouca e de Alijó." diz a Urze Teatro. "Foi maravilhoso ver tantos sorrisos, ouvir as gargalhas, os comentários e as situações engraçadas vividas com a natural espontaneidade das crianças."



PARTILHAR:

Mirandela e Chaves receberam Volta Aérea de Ultraleve

Projeto de doutorando da UTAD vence prémio de empreendedorismo