Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
Morreu esta quarta-feira, vítima de enfarte.

Morreu Nuno Moreira, dirigente do CDS e filho de Adriano Moreira

DTM em Qua, 16/12/2020 - 23:08

Nuno Lima Mayer Moreira, que foi candidato a deputado pelo CDS ao distrito de Bragança nas últimas eleições, dirigente e autarca pelo CDS e era filho de Adriano Moreira, ex-presidente do partido, morreu esta quarta-feira, vítima de enfarte.

A morte foi tornada pública pelo CDS-Lisboa, numa publicação nas redes sociais.

Nas últimas eleições legislativas, foi cabeça de lista do CDS-PP pelo círculo de Bragança.

“O Nuno era um homem bom, amigo, leal. Connosco partilhou inúmeros desafios em nome do CDS, em particular na freguesia da Ajuda, onde era autarca. Um militante de princípios, respeitoso e um lutador incansável por tudo aquilo em que acreditava. Um homem bom e honesto que a política e a amizade nos deu a conhecer”, lê-se na publicação.

Com 47 anos, Nuno Lima Mayer era casado e pai de três filhos. Além de filho do conselheiro de Estado e ex-líder do CDS, Adriano Moreira, era irmão da deputada socialista Isabel Moreira.

Licenciado em História, com uma pós-graduação de Cultura Portugal, foi professor de História e empresário na área da restauração e eventos.

Era ainda colaborador do Diário de Trás-os-Montes, os seus artigos de opinião tinham sempre por base as suas raízes transmontanas e a sua visão humanista de alguém comprometido com os valores cristãos.

Recordo com saudade as conversas que tivemos a almoçar quando ele vinha a Bragança e tinha a amabilidade de me convidar.

Para a familia as sentidas condolências.

 

As suas crónicas podem ser recordadas ainda no Diário de Trás-os-Montes no link abaixo  

https://www.diariodetrasosmontes.com/cronista/523

Fotos: António Pereira

 

Reações à morte de Nuno Lima Mayer Moreira

Através de uma publicação na rede social Facebook, o presidente do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, refere ter recebido a notícia da morte de Nuno Moreira "com profunda consternação e tristeza".

"O Nuno foi um Homem seriamente devoto dos seus valores muito certos, militantemente apaixonado por causas que valiam a pena, com uma forma elevada, digna e simples de se partilhar com os outros", salienta, realçando igualmente que foi "um militante, dirigente e autarca a toda a prova, imbuído de uma energia e entrega contagiantes".

Num voto de pesar que deu entrada na Assembleia da República, os deputados do CDS-PP recordam Nuno Lima Mayer Moreira como "uma pessoa de trato afável e de convicções fortes", um "homem bom e uma personalidade fortemente marcada pela Democracia Cristã".

"Deixa a quem com ele conviveu a memória da sua alegria, da sua generosidade, da sua disponibilidade, da sua vontade de ajudar e de fazer", escreve o grupo parlamentar, destacando igualmente que "foi sempre um militante empenhado do CDS, e todos os que com ele contactaram puderam testemunhar o seu entusiasmo contagiante".

No texto, o partido manifesta "profundo pesar e consternação" pela morte de Nuno Lima Mayer Moreira e apresenta condolências à família, "com um abraço sentido à irmã", a deputada socialista Isabel Moreira.

Nuno Lima Mayer Moreira "era licenciado em História e pós-graduado em Cultura Portuguesa, foi professor, assistente universitário e empresário por conta própria, sendo atualmente técnico superior de arquivo na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa", recorda o grupo parlamentar, notando que presidia também à ALMA – Associação Lima Mayer para as Artes.

Também nas redes sociais, a ex-líder do CDS Assunção Cristas lamentou a morte de Nuno Moreira, "de forma tão abrupta e desconcertante", uma pessoa com "entusiasmo e alegria sempre contagiantes".

"Estivemos juntos em todas as batalhas eleitorais desse período", assinala.

"Do Nuno, lembrarei sempre a sua dedicação à causa pública e ao CDS, desde logo, em 2017 na forma apaixonada como abraçou a candidatura à Junta de Freguesia da Ajuda e depois a dedicação no cumprimento do seu mandato de eleito de freguesia; e ainda em 2019, na generosidade com que encabeçou a lista de Bragança, mesmo sabendo que seria uma eleição pouco provável", frisa Assunção Cristas.

"Devo-lhe a amizade, o apoio incondicional, a lealdade permanente. O seu carinho perdurará e a minha gratidão também", acrescenta.

 

Parlamento homenageia autarca e dirigente do CDS-PP Nuno Moreira

Lisboa, 22 dez 2020 (Lusa) - O parlamento homenageou hoje o autarca e o dirigente do CDS-PP Nuno Lima Mayer Moreira, filho do antigo presidente centrista Adriano Moreira, que morreu em 16 de dezembro, realçando a sua “personalidade fortemente marcada pela democracia cristã".

Os deputados aprovaram por unanimidade um voto de pesar, apresentado pelo CDS, pela morte de Nuno Moreira, irmão da deputada Isabel Moreira, do PS, e cumpriram um minuto de silêncio. Nas galerias do hemiciclo esteve presente Adriano Moreira, acompanhado da filha e de outros familiares.

"Nuno Moreira era uma pessoa de trato afável e de convicções fortes. Deixa a quem com ele conviveu a memória da sua alegria, da sua generosidade, da sua disponibilidade, da sua vontade de ajudar e de fazer. Um homem bom e uma personalidade fortemente marcada pela democracia cristã", segundo o voto lido pelo líder parlamentar do CDS, Telmo Correia.

O autarca e dirigente do CDS-PP Nuno Lima Mayer Moreira, filho do antigo presidente centrista Adriano Moreira, morreu em 16 de dezembro, aos 47 anos, "vítima de doença súbita", informou o partido.

Nuno Lima Mayer Moreira era vogal do Conselho Nacional de Fiscalização, tendo sido também membro do Conselho Nacional e do Conselho Nacional de Jurisdição do CDS.

Nas eleições autárquicas de 2017 foi candidato à Junta de Freguesia da Ajuda, em Lisboa, onde era autarca na assembleia de freguesia.

Já nas últimas eleições legislativas, foi cabeça de lista do CDS-PP pelo círculo de Bragança.

 

NS (FM) // JPS

 

 


Facebook Twitter
Partilhar



+ Reportagens

Bragança
Cabo-verdianos estão “perfeitamente integrados” em Bragança

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, afirmou ontem, na Praia, que a comunidade cabo-verdiana está “perfeitamente integrada” localmente e que só em 2019 receberam 2.400 candidaturas de estudantes de Cabo Verde.

Bragança
Desafio, competir, “ultrapassar”, vencer

Conhecido nas pistas de corrida por Rafa, começou a andar de mota em abril com, apenas, sete anos e tendo, logo, participado em duas corridas da Classe Mini-Motos, o "#56" é, muito provavelmente, o piloto de motas mais jovem em Trás-os-Montes alguma vez federado. 

Bragança
Bragança em modo rosa choque

Quase centena e meia de pessoas oriundas de cidades como Lisboa, Porto, Braga e Salamanca fizeram da 1ª Marcha do Orgulho um sucesso, numa clara manifestação de apoio e solidariedade à comunidade LGBTIQ da capital nordestina.


+ Entrevistas

Bragança
Novo diretor do Teatro Municipal de Bragança quer ouvir as pessoas e as instituições

O diretor do Teatro Municipal de Bragança (TMB), João Cristiano Cunha, quer que a comunidade sinta que esta sala é delas, com uma aposta num serviço educativo que ausculte as instituições e as pessoas que estão no terreno.

MK Nocivo - Foto: António Pereira 2019
Bragança
"A música é a minha "TeRAPia", cuida da alma"

Entrevista com Jorge Rodrigues, “MK Nocivo”, o artista de hip-hop que nasceu em Bragança, subiu a pulso, com vários prémios pelo caminho e que agora está no top mundial. O próximo álbum chama-se “TeRAPia” e vai ser lançado no próximo ano.

Bragança
A surpresa está no uso da voz e da loopstation como acto criativo

Entrevista a Mariana Bragada, mais conhecida por “Meta”, e pela recente e única participação de Bragança no Festival da Canção com a canção original "Mar doce". 


+ Galerias

Feira das Cantarinhas 2019
TAG RAGA #56
CACGM - "Corpo e Paisagem"
Terra Natal e de Sonhos 2018
"Humor a Bordo"
Projeto "Sorrir Branquinho"

+ Vídeos


Castelo Bragança Time Lapse
Castelo de Bragança
André Cepeda
André Cepeda
Emilia Nogueiro, historiadora: "La Domus Municipalis es el espacio que mejor refleja la Historia de Portugal”
Emilia Nogueiro
Plast&Cine 2018
G. Dussaud homenageado
Careto Air Show Vintage 2018
Careto Air Show Vintage 2018
Bragança: para conquistar e ser conquistada
Bragança

Opinião

Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Timor 45 anos depois
25/02/2021
Retrato de Preto
Ana Preto
Das palavras que nos desqualificam
23/02/2021
Retrato de Guerra
Luis Guerra
Olhares e paisagens
23/02/2021
Retrato de luis
Luis Ferreira
Salas virtuais
21/02/2021

+ Vistas (últimos 15 dias)

ASAE encerra Continente de Vila Real
// Vila Real
Salvou uma raposa e ganhou companhia diária ao jantar em Oleiros
// Bragança
Alegada vacinação ilegal contra a Covid-19 em Valpaços
// Valpaços
Minas de ferro de Moncorvo exportam primeiras 50 mil toneladas para a China
// Torre de Moncorvo
Homem encontrado morto na rua em Bragança
// Bragança

Publicidade Google

Publicidade


CRONISTAS

Retrato de monica
Mónica Teixeira
Retrato de batista
Vítor Batista
Retrato de bob
António Bob Santos
Retrato de Paulo
Paulo Fidalgo
Retrato de joaomartins
João Gabriel Martins
Retrato de Carmo
Ana Carmo
Retrato de Joao
João Pedro Baptista
Retrato de marta
Marta Liliana
Retrato de Angela
Ângela Bruce
Retrato de Guerra
Luis Guerra
Retrato de Preto
Ana Preto
Retrato de brito
João Carlos Brito
Para sugestões, informações ou recomendações: [email protected]

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
  • Diversos
© Diário de Trás-os-Montes