A ministra da Agricultura destacou hoje o “papel notável” desempenhado nas áreas da viticultura e enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, onde inaugurou uma adega laboratório “mais amiga” do ambiente.

“Estou particularmente satisfeita porque vejo uma universidade que tem feito um trabalho notável na promoção do que é a viticultura em Portugal”, afirmou Maria do Céu Antunes.

Uma academia que, acrescentou, “tem formado os melhores que, neste momento, fazem com que Portugal tenha reconhecimento pelo vinho que produz e pela excelência do seu vinho a nível internacional”.

A UTAD, instalada em Vila Real e na região do Douro, foi a primeira a ter o curso de enologia em Portugal.

“E que faz com que estejamos muito próximos já de atingir os mil milhões de euros nas nossas exportações com produtos de grande excelência”, acrescentou.

A ministra destacou ainda o investimento feito pela UTAD na adega laboratório.

“Para poder continuar a formar melhor os nossos viticultores e os nossos enólogos e com isso podermos continuar a produzir vinhos com a excelência que aqui temos”, sublinhou.

Antes da inauguração a governante disse, sem concretizar pormenores, ter estado reunida “com o setor do vinho para resolver questões pendentes e latentes que dizem respeito a algumas cooperativas”.

E questionada sobre o trabalho que fica a meio, depois da demissão do primeiro-ministro e da marcação de eleições para o dia 10 de março pelo Presidente da República, Maria do Céu Antunes apenas referiu que vai continuar a trabalhar pelo país.

A adega laboratório é, segundo a UTAD, “uma nova valência que vai melhorar as condições de ensino-aprendizagem e de investigação na área da enologia”.

O edifício disponibiliza equipamentos e espaços diferenciados que vão permitir que estudantes e investigadores possam acompanhar os diferentes estágios de produção vínica, desde a fermentação ao estágio (em garrafa, cubas ou barricas), passando pelo engarrafamento.

E é também ambientalmente mais sustentável, pela existência de uma Fito-ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) que vai permitir que a UTAD possa tratar eficazmente os efluentes gerados durante o processo de vinificação e reutilizar a água na irrigação de áreas agrícolas no campus.

A inauguração decorreu durante a sexta edição da “Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”, um evento que deu a conhecer um quarteto de vinhos e um trio de queijos, produzidos por antigos estudantes da academia transmontana.

“Mais do que um evento de referência para a instituição, é um reconhecimento e uma valorização do conhecimento científico na área do agroalimentar e também saber-fazer dos nossos Alumni, independentemente de se encontrarem em Portugal ou em qualquer outra parte do globo” afirmou o reitor da UTAD, Emídio Gomes.

Este ano e pela primeira vez, houve também um vinho e um queijo produzidos além-fronteiras, internacionalizando a marca “Alumni UTAD”.

Criado por Luís Teixeira na Áustria, o vinho tinto foi harmonizado com o queijo de ovelha de Inês Vilarinho e o vinho branco, da enóloga Patrícia Peixoto, foi combinado com o queijo de cabra, produzido em Espanha por Paulo Martins.

Da autoria de Daniel Fraga Fomes, o espumante foi degustado com o queijo de vaca criado por Marta Santos, enquanto o vinho do Porto, do enólogo Carlos Alves, foi acompanhado por um doce regional.



PARTILHAR:

Casamento e testamento de idoso milionário julgados em tribunal

GNR recupera Nossa Senhora de Fátima furtada em Mirandela