Investimentos de 50 milhões de euros em duas unidades privadas de saúde a serem erigidas em Vila Real permitirão a criação de 500 postos de trabalho médicos, técnicos e administrativos.

 

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real anunciou há cerca de um mês que, sensivelmente, 50 milhões de euros serão investidos em dois equipamentos de prestação de cuidados de saúde privados a serem construídos na cidade. No seu discurso do 25 de abril, Rui Santos fez questão de mencionar que as “sementes” lançadas durante os últimos dois anos, deram frutos e está na altura de começar a colher alguns deles. Nomeadamente, no que diz respeito à atratividade de Vila Real para potenciais investidores nacionais e estrangeiros e a sequente fixação de empresas que contribuam para o desenvolvimento da capital de distrito.

Apesar do discurso ter acontecido há mais de um mês, sabem-se, agora, mais pormenores relativamente às duas unidades de saúde previstas para Vila Real.

Uma das infraestruturas, por exemplo, pertence ao grupo Hospital da Luz e irá ocupar o antigo Hotel Tocaio. Com um custo de dez milhões de euros, aos quais se acresce o valor do imóvel, mais 2,7 milhões, o equipamento irá criar 70 postos de trabalho a tempo inteiro, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares e administrativos, enquanto a tempo parcial, serão criados em princípio cerca de 190 postos de trabalho, entre médicos especialistas, enfermeiros e técnicos. A nova unidade de saúde terá uma urgência de pediatria e outra de adultos, ambas com sala de observações, um bloco operatório com duas salas de grande cirurgia e sala de recobro, 20 camas de internamento, um laboratório de patologia clínica e imagiologia, 35 Consultórios e salas de exames associados a várias especialidades médico-cirúrgicas em consulta externa, incluindo cirurgia cardiotoráxica e neurocirurgia.

Relativamente à outra unidade de saúde privada, não existe tanta informação disponível, mas suspeita-se que a sua construção terá lugar na zona envolvente ao Centro Comercial Dolce Vita Douro. “O empreendimento será construído de raiz, sendo que o investimento global rondará os 40 milhões de euros”, aferiu o edil vila-realense.

Para Rui Santos, estes investimentos avultados apresentam-se como uma oportunidade única de criar centenas de postos de trabalho médicos, técnicos e administrativos, sobretudo, agora com o Túnel do Marão a estabelecer uma ligação indubitavelmente próxima entre Vila Real e o outrora “longínquo” litoral.
 

Foto: José Sousa



PARTILHAR:

Viticultores do Douro queixam-se de ano difícil na vinha

Hotel evacuado devido à presença de legionella