O incêndio que lavra desde sábado à noite na Serra do Marão, em Vila Real, está a ser combatido por nove meios aéreos, tendo o dispositivo no terreno subido para 138 operacionais e 37 meios terrestres, segundo a Proteção Civil.

De acordo com a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o incêndio lavra numa zona de povoamento florestal (área arborizada, com pelo menos 0,5 hectares e mais de 10% de grau de coberto).

O incêndio, localizado na freguesia de Campeã, concelho de Vila Real, deflagrou no sábado, pelas 22:37, segundo os registos da ANEPC.

Contactada pela Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real remeteu informações adicionais sobre o incêndio para mais tarde, estando a ser montado o centro de comando no terreno.

 

Atualização

Fogo no Marão com duas frentes em zona de "difíceis acessos" - ANEPC

 

 O incêndio que lavra desde a noite de sábado na serra do Marão tem duas frentes ativas em zonas de "difíceis acessos", mas não ameaça populações, disse à Lusa o segundo comandante operacional da Proteção Civil de Vila Real.

"No terreno temos duas frentes ainda ativas, está a arder com alguma intensidade porque está a progredir em zonas de difíceis acessos", disse Artur Mota à Lusa cerca das 12:00.

De acordo com o segundo comandante operacional distrital (CODIS), o incêndio não está a colocar populações ou habitações em risco, por ocorrer "só na montanha, na parte mais alta da Serra do Marão", perto das turbinas eólicas, já perto do distrito do Porto.

O responsável disse que no local há "pessoal a fazer trabalhos com ferramentas manuais", uma "linha de mangueira" e os meios aéreos estão "a fazer descargas para permitir a entrada do pessoal em terra".

O incêndio, localizado na freguesia de Campeã, concelho de Vila Real, deflagrou no sábado pelas 22:37, segundo os registos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Pelas 12:25, de acordo com a página na internet da ANEPC, estavam no combate a este incêndio 136 operacionais, auxiliados por 38 meios terrestres e sete meios aéreos.

Artur Mota considerou que o incêndio "não está a arder assim com grande intensidade", mas advertiu que o vento pode aumentar as dificuldades durante a tarde.

"Isso pode ser a nossa traição, porque se não for o vento a estragar-nos o serviço, à partida não está assim nada de fora do controlo", anteviu.

O incêndio lavra numa zona de povoamento florestal (área arborizada, com pelo menos 0,5 hectares e mais de 10% de grau de coberto), segundo a ANEPC.

 

Fogo na serra do Marão dado como extinto

O incêndio na serra do Marão, em Vila Real, que teve início na noite de sábado, foi dado como extinto hoje às 21:25, mas os trabalhos de rescaldo vão continuar durante a noite, indicou a Proteção Civil.

Segundo disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, apesar de o incêndio estar "praticamente apagado", durante a noite vão continuar os trabalhos de rescaldo, uma vez que a área é grande e existem ainda “pontos quentes”.

Cerca das 16:00, o comandante distrital da Proteção Civil, Artur Mota, já tinha adiantado à Lusa que o combate ao incêndio na serra do Marão estava estabilizado, apesar da maior intensidade do vento.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 23:00 permaneciam no terreno 74 operacionais, apoiados por 23 viaturas.

O incêndio deflagrou às 22:37 de sábado na freguesia de Campeã, no concelho de Vila Real.

 

Fogo na serra do Marão teve reativação

O incêndio na serra do Marão, em Vila Real, que tinha sido dado como extinto na noite de domingo, sofreu uma reativação na madrugada de hoje, encontrando-se no local já três meios aéreos, avançou a Proteção Civil.

Segundo disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, o fogo, que teve início na noite de sábado, foi dado como extinto às 21:25 de domingo, mas apesar dos operacionais terem ficado no local “não lhes foi possível conter a reativação por ser numa zona de escarpa difícil para os meios chegarem”.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 08:45 estavam no terreno 76 operacionais, apoiados por 20 viaturas e três meios aéreos.

O incêndio deflagrou às 22:37 de sábado na freguesia de Campeã, no concelho de Vila Real.



PARTILHAR:

Homem de 37 anos morre em acidente no IC5 entre Vila Flor e Carrazeda de Ansiães

Casal fugitivo apanhado em Zamora a jantar