Jorge Machado já exercia funções na direcção de estradas do distrito de Vila Real desde 1996, altura em que entrou para a então Junta Autónoma de Estradas. Agora, no passado dia 5 de Junho, as suas funções foram reforçadas com o acto de tomada de posse presidido por Pedro Cunha Serra, presidente do Instituto de Estradas de Portugal.

As estradas nacionais do distrito foram muito afectadas pelo mau tempo que se fez sentir neste Inverno, nomeadamente a Estrada Nacional 108 (EN108), entre Régua e Mesão Frio, que desabou em alguns troços.

As reparações naquela estrada nacional que incidiram na construção de muros de suporte de terras, estão a decorrer há cerca de três meses e levaram ao encerramento da via ao trânsito pesado e ligeiro.

Segundo Jorge Machado, embora as obras prossigam, a EN 108 foi reaberta à circulação rodoviária há uma semana.

"A interdição da EN 108 veio sobrecarregar a EN 2, no troço entre Vila Real e Régua, que sofreu as consequências do aumento da intensidade do tráfego pesado", sublinhou.

O director frisou que já estão previstas as intervenções, definidas ao abrigo da legislação dos temporais elaborada de propósito para a reparação das vias afectadas pelo mau tempo.

Na zona de Sarnadelo, concelho de Santa Marta de Penaguião, está em curso a recuperação do muro de suporte, e, segundo Jorge Machado, vai "começar muito em breve a reconstrução e reforço de alguns muros de suporte e a recuperação do pavimento mais degradado da EN 2".

O director distrital do ICER salientou ainda a falta de colaboradores e de funcionários ao serviço da direcção de estradas.

"Nós estamos num difícil processo de reestruturação e é necessário que neste momento sejam avaliadas as carências que existem e seja feito todo o conjunto de esforços para que seja feito o reequipar da direcção com todos os meios necessários", sublinhou.

E acrescentou que, "chegámos a ter mais de 100 cantoneiros e neste momento existem no distrito apenas seis".

José Val, vice-presidente do ICER, referiu que está a ser desenvolvido um trabalho no sentido de resolver o problema da carência de pessoal.

"Está a ser feito o levantamento das carências para tratarmos do reforço dos meios técnicos e humanos necessários para o bom funcionamento da direcção de estradas", concluiu José Val.



PARTILHAR:

ICERR anuncia milhões para mudar estradas

Promoção do IPB a universidade