Hernâni Dias (PSD), presidente da Câmara de Bragança eleito deputado pela Aliança Democrática (AD), voltou segunda-feira às funções autárquicas onde ficará até assumir o cargo no parlamento.

Hernâni Dias está a cumprir o terceiro e último mandato e confirmou hoje à Lusa que ficará a exercer as funções até que seja chamado a tomar o lugar no Parlamento.

“Foi para isso que me candidatei e obviamente que não iria defraudar aquilo que foi a vontade das pessoas que elegeram para a Assembleia da República”, afirmou.

O autarca, agora eleito deputado, tinha suspendido o cargo no final de janeiro, como exigido por lei, para integrar o período de campanha eleitoral antes das Legislativas antecipadas.

Foi substituído pelo vice-presidente, Paulo Xavier, durante este tempo.

Hernâni Dias adiantou hoje à Lusa que é também o número dois que vai assumir o lugar de presidente quando for chamado para o exercício de deputado.

O autarca explicou também que teria que regressar ao trabalho após as eleições e antes das tomadas de posse para o novo cargo, tal como estipulado por lei.

Hernâni Dias tem 56 anos, é natural de Fermentãos, Bragança e é professor de Português/Francês.

Foi eleito presidente da Câmara de Bragança, por maiorias absolutas, pelas listas do PSD, nas Autárquicas realizadas em 29 de setembro de 2013, 30 de setembro de 2017 e 26 de setembro de 2021.

Nas legislativas de domingo, Bragança atribuiu dois deputados à Aliança Democrática (AD), Hernâni Dias (PSD) e Nuno Gonçalves (PSD), e um ao PS, Isabel Ferreira. Em 2022, elegeu dois para o PS e um para o PSD.

A AD obteve 40,01% dos votos - 29.077 votos; e o PS ficou com 29,64% - 21.538 votos.

A coligação de direita venceu em todos os 12 concelhos do distrito de Bragança, com exceção de Freixo de Espada à Cinta, onde o PS ficou à frente com 36,79% dos votos contra 32,45%.

Bragança tinha para estas Legislativas 134.213 inscritos nos cadernos eleitorais, menos 3.359 do que em 2022, sendo que 72.673 foram às urnas. A abstenção caiu dos 52,22% para os 45,85%.



PARTILHAR:

Investimento de 1,4 ME para construção de novo posto da GNR em Alijó

Presidente da Câmara de Valpaços suspende mandato após tomar posse na AR