A construção do novo posto de Alijó da GNR representa um investimento de 1,4 milhões de euros, mais IVA, verba que deve ser concretizada até 2026, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República (DR).

O novo posto da GNR vai substituir o edifício degradado da antiga cadeia e resulta de um protocolo de cooperação entre o município do distrito de Vila Real e o Ministério da Administração Interna.

Através da portaria publicada em DR, o Governo autoriza a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna a assumir os encargos orçamentais relativos a este contrato de cooperação interadministrativo com o município de Alijó.

“Este passo decisivo que hoje damos vem dar resposta a uma reivindicação já muito antiga do município e dos próprios militares da GNR que estão ao serviço das nossas populações”, afirmou à agência Lusa o presidente da câmara, José Paredes.

Por isso, o autarca acrescentou que é “com grande satisfação” que vê “vertido na portaria hoje publicada o resultado da negociação que tem sido desenvolvida pelo município de Alijó e o Ministério da Administração Interna, e que vai permitir que a construção do novo quartel da GNR de Alijó seja finalmente uma realidade”.

O encargo orçamental decorrente da contratação de empreitada e da fiscalização e coordenação de segurança em obra para a construção de um edifício para o novo posto territorial, durante os anos 2024 e 2026, tem o valor global de 1,4 milhões de euros, ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor.

O financiamento está incluído na lei de programação de infraestruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança do Ministério da Administração Interna.

A portaria foi assinada pela secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, e produz efeitos a partir de hoje, data da sua publicação.

Inicialmente, estava prevista a requalificação do atual edifício da Guarda em Alijó, mas depois foi decidido avançar com a construção de um novo posto, em terrenos cedidos pelo município, junto ao Centro de Saúde da vila duriense.

O atual posto está instalado na velha cadeia de Alijó, num edifício que possui infiltrações de água, onde o aquecimento é deficiente, não tem acessos para pessoas com mobilidade reduzida, não possui sala de espera nem sala de apoio à vítima e encontra-se num local afastado da comunidade.

Em 2019, foi assinado um protocolo entre a Câmara de Alijó e o Ministério da Administração Interna com vista à elaboração do estudo prévio e projeto de execução do novo edifício.

Em maio do ano passado, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou um investimento previsto de cerca de 17 milhões de euros para a requalificação e construção de edifícios da GNR e da PSP no distrito de Vila Real.

Verba que já está a ser ou vai ser aplicada na construção de postos da GNR em Alijó e em Ribeira de Pena e na reabilitação dos postos de Murça, Montalegre, de Sabrosa e de Mesão Frio.





PARTILHAR:

Gil Vicente e Desportivo de Chaves empatam no fecho da 25.ª jornada da I Liga

Hernâni Dias regressa à Câmara de Bragança até ir para o parlamento