A pintora Graça Morais ofereceu à Escola EB 2/3 Monsenhor Jerónimo de Amaral, em Vila Real, um painel em azulejo da sua autoria, com 35 metros quadrados. Na terça-feira, a artista deslocou-se a este estabelecimento de ensino, onde inaugurou o referido painel e falou sobre a sua pintura.

O painel, que representa vários animais, pretende, segundo a autora, \"incentivar as crianças a olharem para ele e a criarem histórias a partir dele\". A pintora pretende assim que as crianças criem o seu próprio \"mundo maravilhoso\".

A presidente do Conselho Executivo da escola, Maria da Glória de Souto, justificou a vinda de Graça Morais com o facto desta \"ser transmontana, dignificar a imagem da mulher e manter vivo o passado e as tradições de Trás-os-Montes\". E considera que, com a nova obra, \"a escola sairá valorizada, não só em termos de estética, como também a nível cultural\".

Além de responder a várias questões colocadas pelos alunos, Graça Morais também teve oportunidade de ver uma exposição realizada pelos próprios estudantes, onde estes retrataram algumas obras suas.

Na ocasião, foi também inaugurado outro painel, de dimensões mais reduzidas, da autoria de José Henrique, aluno desta escola, com a colaboração da professora Anabela Quelhas. Os desenhos foram oferecidos pelos próprios autores e o dinheiro para a sua impressão em azulejo foi conseguido graças a dois prémios, ganhos, no ano passado, pela própria escola. Esses prémios, atribuídos pelo concurso de \"valorização estética dos espaços escolares\", foram de 20 mil euros e de 10 mil euros.



PARTILHAR:

Em Vilela do Tâmega

Toronto critica a ausência de Durão Barroso