A GNR de Vila Real deteve em flagrante um homem de 44 anos por uso de meios proibidos no exercício da caça, anunciou hoje aquela força policial.

A detenção foi efetuada no domingo, por elementos do Núcleo de Proteção do Ambiente, o caçador foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Real.

A GNR referiu, em comunicado, que na sequência de uma fiscalização ao exercício da caça os militares detetaram um homem que caçava com recurso a laços em aço, o que “culminou de imediato na sua detenção”.

O Comando Territorial de Vila Real explicou que “este é um método proibido de caça pois não diferencia a espécie, o seu porte, nem a sua idade”.

A GNR afirmou ainda que, durante o período em que vigora o estado de emergência, não é permitida a prática venatória.

No decorrer da ação foram apreendidos sete laços em aço, uma foice e uma espiga de milho.

A GNR recordou que, no exercício do ato venatório, são proibidos a caça de espécies não cinegéticas, a caça em terrenos cobertos de neve, com exceção de espécies de caça maior (como por exemplo o javali ou o veado), o abandono dos animais que acompanham o caçador, a captura ou destruição dos ninhos, dos ovos e crias de qualquer espécie.

Estas práticas, segundo a Guarda, são tipificadas na lei como crime.

Foto: GNR



PARTILHAR:

Autarca fala em falta de testes nos lares de Bragança, Saúde diz que já fez

Municípios de Vila Real apostam na prevenção contra os incêndios florestais