Num ano e meio foram furtados 117 veículos no distrito de Vila Real, com incidência em carrinhas ligeiras, um crime que está a merecer uma atenção redobrada por parte da GNR que alerta os proprietários para reforçarem precauções.

O Comando Territorial da GNR de Vila Real registou, entre janeiro e julho deste ano, 51 furtos de veículos (ciclomotores, motociclos, veículos ligeiros, pesados e tratores), com a maior parte das ocorrências verificadas nos concelhos de Vila Real (10), Alijó (nove), Régua (cinco), Vila Pouca de Aguiar Sabrosa e Chaves (todos com quatro).

Em todo o ano de 2015, contabilizaram-se 66 furtos no distrito, com destaque para Vila Real (13), Régua (12) e Valpaços (10).

Grande parte dos veículos furtados são carrinhas ligeiras de mercadorias, muito utilizadas para os trabalhos agrícolas.

As autoridades estão a investigar para perceber se os roubos estão relacionados com redes que enviam este tipo de carrinhas para os mercados dos países de Leste e África

Fonte da GNR disse hoje à agência Lusa que, "fruto da investigação criminal levada a efeito, recentemente foi intercetada uma viatura com quatro indivíduos suspeitos da prática deste tipo de crime".

Os suspeitos foram identificados e foi apreendido diverso material e equipamento como medida cautelar.

A fonte referiu ainda que a Guarda desenvolve ao longo do ano, na sua área de responsabilidade, ações de patrulhamento de proximidade" com o objetivo de se mostrar visível, no sentido de dissuadir e identificar possíveis praticantes deste tipo de crime".

Estas ações são realizadas com especial destaque na época de veraneio.

Para prevenir os furtos, a GNR aconselha os proprietários a reforçarem as medidas de precaução, como, por exemplo, evitar estacionar em locais isolados, perigosos ou que estejam mal iluminados à noite, ainda que evitem deixar objetos de valor visíveis ou documentos dentro da viatura.

A Guarda aconselha ainda ao cuidado de fechar as janelas e as portas do veículo, ao recurso a dispositivos de segurança visíveis de forma a desencorajar um possível ladrão e alerta para que nunca deixar a viatura ligada.



PARTILHAR:

Aprovado projeto para instalação de Hospital Privado

Câmara de Chaves pede separação da Área Metropolitana do Porto