A terceira edição do fórum Douro TGV realiza-se entre os dias 29 e 31, em Vila Real, e vai destacar “os primeiros 30 anos” dos vinhos Denominação de Origem Controlada (DOC) do Douro, disse hoje a organização.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Douro TGV retoma a viagem, com paragem no centro histórico de Vila Real, para promover e internacionalizar "os motores da economia" desta região: o turismo, a gastronomia e os vinhos.

A organização do evento está a cargo do Regia Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia.

Nuno Augusto, vereador da Câmara de Vila Real e responsável pelo Regia Douro Park, disse hoje à agência Lusa que a edição deste ano vai dar enfoque “aos 30 anos dos vinhos DOC Douro”, que “ganham cada vez mais importância na economia da região”.

Segundo a organização, quando foi criada, em 1756, a Região Demarcada do Douro tinha como “foco e propósito a regulamentação do vinho do Porto” e “muitos anos depois começaram a surgir os primeiros ‘vinhos de consumo’ ou ‘vinhos de pasto’, mais tarde apelidados de vinhos do Douro”.

De uma forma “mais concertada”, os DOC Douro “têm cerca de 30 anos”.

“Representam quase um terço da economia dos vinhos da região e com tendência de crescimento muito grande, ao contrário do vinho do Porto que tem estagnado ou até reduzido o seu consumo nos últimos anos”, afirmou Nuno Augusto.

Segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), em 2018, o volume de negócios dos DOC Douro rondou os 169 milhões de euros, mais 6,7 milhões do que em 2017.

O Douro TGV vai associar estes 30 anos aos também 30 anos de carreira do jornalista e crítico de vinhos nacional João Paulo Martins, que foi desafiado para moderar um painel.

O programa inclui ainda uma mostra de vinhos Douro TGV e o concurso de vinhos Douro TGV.

No âmbito da gastronomia, o fórum vai destacar as oito carnes que são Denominação de Origem Protegida (DOP) no Douro e em Trás-os-Montes.

São elas: as carnes de bovino barrosã, maronesa e mirandesa, o cabrito transmontano, os ovinos borrego terrincho, cordeiro bragançano e cordeiro mirandês ou canhonho mirandês e o bísaro transmontano ou porco transmontano.

A ideia é, segundo Nuno Pinto Augusto, “chamar a atenção para a importância económica dessas carnes, demonstrar a sua riqueza e especificidades”.

Durante o TGV vai-se falar sobre o “impacto deste património diferenciador na região, na restauração regional, nacional e internacional, na criação de riqueza e na fixação de pessoas, na certificação e valorização das raças”.

Quanto ao turismo, o tema em destaque vai ser “Vila Real, porta de entrada para o Douro” e em debate vão estar os “pontos fortes da cidade e o que está a ser feito para a tornar mais atrativa”.

O Regia Douro Park - Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real foi inaugurado em maio de 2016 e está focado nas áreas agroalimentar, agroindustrial, enologia, vitivinicultura, economia verde, valorização ambiental e tecnologias agroambientais.

Foi promovido pelo município de Vila Real, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Portuspark - Rede de Parques Tecnológicos e Incubadoras.

Foto: I love Douro



PARTILHAR:

CIARA está instalado no Felgar e permite a recolha, tratamento da fauna

Teatro clássico de Almeida Garrett em Mesão Frio