Caça. A época do ano mais aguardada por milhares de caçadores começa hoje, com a abertura oficial da época geral de caça. Mais de 125 mil já tiraram as licenças necessárias, a maior parte através do multibanco, uma inovação introduzida este ano pelo Ministério da Agricultura

Quase cem mil licenças tiradas no multibanco

Arranca hoje a época geral de caça, ou seja, já é permitido caçar espécies sedentárias, como coelhos-bravos, lebres, raposas, javalis e veados. A estas espécies, as mais cobiçadas pelos caçadores, juntam-se as aves migratórias, já que a época de caça para estas espécies abriu a 15 de Agosto, no meio de muitas críticas de ambientalistas, que apontavam o dedo ao aumento dos dias de caça e do limite diário de abate por caçador para algumas espécies. Por exemplo, cada caçador pode abater 50 pombos-bravos por dia, dez patos, ou cinco coelhos.

Para esta segunda fase, até quinta-feira, já tinham sido emitidas 125 414 licenças de caça, sendo que quase cem mil, a grande maioria, foram obtidas através do multibanco - apenas 25 713 foram obtidas junto da Autoridade Florestal Nacional.

A possibilidade de os caçadores poderem obter as suas licenças através do multibanco foi introduzida este ano e, pelos números atingidos, pode dizer-se que passou mesmo a ser a forma mais utilizada pelos caçadores para obterem a licença de caça.

Uma pequena maioria dos caçadores opta por licenças regionais (68 370), que permitem caçar numa das cinco regiões e custam 30 euros, enquanto os restantes escolhem as nacionais (56 701), cujo valor ascende a 60 euros. Foram emitidas 343 licenças para não residentes.

Em Portugal, há cerca de 300 mil titulares de carta de caçador válida. O sector tem um peso económico estimado em 350 milhões de euros anuais e o turismo cinegético é apontado como aposta estratégica nacional e um forte trunfo turístico.



PARTILHAR:

Obras de requalificação na aldeia

Bombeiros de Salto