As obras de requalificação em curso na malha urbana da aldeia de Picote puseram a descoberto um conjunto de achados arqueológicos. Os artefactos pré-históricos foram descobertos aquando do restauro de uma casa situada na zona mais antiga da aldeia.

\"Os novos achados vão confrontar as teses que identificam a chamada zona da \"Peinha de l Puio\", um local de grande interesse arqueológico,\" defendem os arqueólogos.

Foram identificadas durante o derrube dos muros três pedras trabalhadas em granito da região. \"Uma das pedras identificadas é parte de um berrão, uma escultura zoomórfica. O fragmento não preserva a cabeça e parte traseira. Este fragmento identifica-se assim como pertencente à parte dianteira de um porco,\" defende Mónica Costa, arqueóloga.

Nesta empreitada, realça-se sobretudo o aparecimento de outra parte de um outro berrão sendo já o terceiro identificado naquela área. A primeira figura apareceu em 1952 e pode ser apreciada no largo junto à igreja local. O segundo berrão foi identificado quando se procedia ao desmantelamento da parede de uma casa, em 2005.



PARTILHAR:

José Caldeira denúncia

Forte trunfo turístico