O presidente da Distrital do PSD de Vila Real, Domingos Dias, afirmou hoje que ficou «conternado» e «preocupado» com a exclusão de Passos Coelho da lista às eleições legislativas, porque o partido «vai ter que trabalhar muito mais para alcançar os mesmos resultados».

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, não aceitou a escolha da distrital do PSD de Vila Real de Pedro Passos Coelho como candidato a deputado nas Legislativas de 27 de Setembro.

Para ocupar esse lugar, Ferreira Leite escolheu António Montalvão Machado, deputado eleito pelo círculo do Porto.

Esta noite, à saída de uma reunião da Comissão Permanente, Domingos Dias reagiu pela primeira vez publicamente à decisão da líder do partido, afirmando que \\"a distrital de Vila Real sempre viu como uma mais valia a nível nacional que a lista fosse encabeçada por Pedro Passos Coelho\\".

Salientou ainda que se tratou de uma escolha \\"quase unânime\\".

\\"A presidente do partido não atendeu à nossa proposta e isso consternou-nos e deixou-nos obviamente preocupados com a situação, porque sabemos que vamos ter que trabalhar muito mais para conseguir os mesmos resultados\\", frisou.

Domingos Dias acrescentou que a Distrital de Vila Real vai ainda lutar por uma \\"alteração do sistema eleitoral, para que sejam as pessoas de cada distrito a escolher os seus deputados e não os presidentes dos partidos\\".

\\"O que se aplica ao PSD aplica-se também ao PS e é isto que tem que ser mudado em Portugal\\", sublinhou.

Nas últimas eleições legislativas, a lista do PSD por Vila Real foi encabeçada por Rosário Águas, tendo os sociais-democratas perdido pela primeira vez estas eleições para o PS.

Domingos Dias não quis comparar cabeças de lista, considerando que se trata de \\"situações diferentes\\".

\\"Rosário Águas não tinha efectivamente nada a ver com o Distrito de Vila Real, enquanto que o Montalvão Machado, apesar de ter pouco a ver com o distrito, tem família em Vila Real, Valpaços e Chaves\\", sublinhou.

O PSD entrega a 12 de Agosto, no Tribunal de Vila Real, a lista de candidatos pelo Distrito.

O segundo lugar dessa mesma lista é ocupado por António Cabeleira (Chaves), Isabel Sequeira (Valpaços), Pedro Pimentel (Alijó), Nataniel Araújo (JSD).

Ao contrário do que foi inicialmente anunciando, o Distrito de Vila Real mantém os cinco deputados e não aumenta para seis.

Pedro Silva Pereira vai encabeçar a lista do PS no Distrito, enquanto que pela CDU concorre Manuel Cunha, o Bloco de Esquerda candidata Alda Macedo, o CDS-PP escolheu Ernestina Ferreira e o PCTP/MRPP indicou para cabeça-de-lista o jornalista João Rodrigues.



PARTILHAR:

1ª eliminatória da Taça de Portugal

Barragem da Serra Serrada