Posição Nenhum dos hospitais da região norte vai aplicar o novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde, asseguraram ao DN fontes do São João e do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

\"Estamos solidários com a posição do presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Fernando Araújo\", que numa reunião com a ministra da Saúde, Ana Jorge, terá defendido que não aceitava o novo modelo de financiamento dos hospitais, disse fonte da administração da unidade transmontana.

O DN tentou contactar por diversas vezes Fernando Araújo, mas este recusou-se a falar sobre o assunto.

O novo modelo de financiamento das unidades tem estado a ser apresentado aos hospitais pelos responsáveis da Administração Central dos Serviços de Saúde (ACSS). Mas segundo uma fonte do Garcia de Orta, em Almada, não estará ainda finalizado. Foi apenas apresentado aos gestores e o Ministério da Saúde tem estado a ouvir as opiniões de alguns dos administradores hospitalares, bem como das ARS, admitindo que poderá haver ajustamentos. O modelo pode até não ser aplicado nas contratualizações já em 2010, admite a mesma fonte.

Segundo apurou o DN, o hospital de Almada poderá perder ou ganhar dois milhões de euros com o novo modelo de financiamento, porque vai ter menos receitas pela produção, ou seja, pelo número de doentes atendidos, mas ganhará no valor dos incentivos à qualidade.

Contudo, ainda resta a esperança de que Ana Jorge recue na aplicação da nova forma de financiamento e faça sair em breve um despacho para resolver o problema. Até porque não poderá haver regiões que cumprem o modelo e outras que não, relembra fonte do Hospital de São João.



PARTILHAR:

Zava e Figueira

Burlavam idosos