O PS de Vila Real já escolheu candidatos às eleições autárquicas para 12 dos 14 concelhos do distrito, faltando concluir os processos em Valpaços e Peso da Régua, disse hoje o presidente da federação distrital socialista.

\"O processo está a correr dentro da normalidade, com calma, ponderação e procurando escolher os melhores\", afirmou Rui Santos à agência Lusa.

O presidente da federação distrital do PS de Vila Real é também o candidato socialista, pela segunda vez consecutiva, à Câmara de Vila Real.

Para as autárquicas de 2013, o PS optou pelas recandidaturas dos presidentes das câmaras de Mesão Frio (Alberto Pereira), de Mondim de Basto (Humberto Cerqueira) e Sabrosa (José Marques).

Nos concelhos onde, devido à lei da limitação de mandatos, os autarcas não se podem recandidatar, os socialistas escolheram José Manuel Gouveia para Alijó e os atuais vice-presidentes Orlando Alves em Montalegre e José Maria Costa em Murça.

Em Santa Marta de Penaguião foi designado o vereador sem pelouros José Alberto Araújo.

Nos municípios liderados pelo PSD, os socialistas designaram Ana Luísa Monteiro para Boticas, Paula Barros para Chaves, Rui Vaz Alves para Ribeira de Pena e José Carlos Rendeiro para Vila Pouca de Aguiar.

Falta agora escolher candidatos para os concelhos de Valpaços e Peso da Régua, processos que deverão ficar concluídos em breve.

\"Não temos prazo definido para terminar o processo. Queremos escolher os melhores, aqueles que nos ofereçam melhores garantias de ganhar para aplicar uma política a bem do desenvolvimento das nossas terras\", salientou Rui Santos.

O responsável afirmou que, nas próximas eleições, a \"base de partida\" do PS \"é manter os sete concelhos que já são liderados por socialistas\".

\"Temos consciência que haverá autarquias onde a dificuldade será maior porque tradicionalmente há uma implantação muito grande do Partido Social-Democrata, mas partiremos com espírito de vitória para todos os concelhos\", sublinhou.

Na capital de distrito, Rui Santos considera que, ao \"fim de 38 anos de poder absoluto do PSD\", está na hora dos \"vila-realenses darem uma oportunidade ao PS de mostrar do que é capaz\".

\"Dar uma oportunidade e confiar, porque confiar também é um ato de coragem\", frisou.

Em Vila Real, depois de cinco mandatos, o atual presidente Manuel Martins não se pode recandidatar ao cargo.

Nas autárquicas de 2009, o PSD conquistou 62.140 votos (43,23%) no distrito de Vila Real, enquanto que o PS conseguiu 54.625 votos (38%).



PARTILHAR:

«Importante para a região»

Circulam em apenas 15 quilómetros