Será justo que uma pessoa com um determinado nível de escolaridade não possa vir a subir na sua carreira mesmo que durante a sua vida profissional tenha adquirido experiência e capacidades para o fazer? A Associação Empresarial de Bragança (Nerba) não concorda com esta ideia e quer \"ultrapassar a situação\". Para isso, tem vindo a desenvolver uma iniciativa que permite às pessoas obterem um certificado de escolaridade equivalente às suas verdadeiras capacidades profissionais.

A funcionar desde o passado mês de Junho, o Centro de Reconhecimento e Validação de Competências (CRVC) é já uma realidade bastante \"importante\" na vida de alguns transmontanos, principalmente daqueles que trabalham no sector público e económico, no sentido em que reconhece e valoriza as sua competências profissionais.

Segundo a coordenadora deste projecto, Helena Videira, existem muitos empregados que têm capacidades para subir na sua carreira, mas, devido aos níveis de escolaridade que possuem, não podem concorrer a certos cargos. No entanto, \"esta iniciativa dá a possibilidade a uma pessoa que tem a quarta classe, por exemplo, de poder vir a ser certificada com as suas competências para o sexto ano de escolaridade e, assim, progredir em termos profissionais\", explicou esta responsável.

O CRVC é composto por uma equipa técnica (psicólogos e sociólogos) da qual fazem parte um júri, quatro formadores, um técnico e um avaliador externo, que, depois de passarem cerca de oito sessões a avaliar cada pessoa, fazem o reconhecimento das competências dos candidatos. Tal como explicou Helena Videira, ao Semanário TRANSMONTANO, as equivalências de competências podem ser feitas em três níveis, ou seja, podem ser dados certificados equivalentes à quarta classe, ao sexto ano ou ao nono ano.

Até agora estão propostos para avaliação cerca de 250 processos e já foram certificadas três pessoas, que acederam a um nível escolar superior, podendo assim concorrer a determinados concursos públicos. As pessoas que mais têm procurado este serviço são na sua maioria mulheres, de idade compreendida entre os 35 e os 45 anos.



PARTILHAR:

Populares criticam 112

Aumentos de rendas chegam a 400 por cento