Os serviços prestados pelo 112 estão a ser alvo de fortes críticas, feitas pelos moradores de um bairro de Bragança. Na origem desta polémica está a demora dos bombeiros em ocorrer a um incêndio que deflagrou, no passado dia 26, supostamente devido a um aquecedor ligado dentro de um quarto, e que acabou por destruir aquela divisão da casa.

Segundo afirmaram alguns dos populares que estiveram no local, foi \"bastante difícil\" contactar o 112. As pessoas passaram \"cerca de uma hora\" a tentar fazer a ligação, mas \"as chamadas eram atendidas por um gravador\". Assim, foi necessário que alguém se deslocasse ao quartel dos bombeiros para alertar esta entidade do incidente, enquanto que alguns dos moradores tentavam combater as chamas recorrendo à utilização de mangueiras.

Segundo o inspector dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Vaz Pinto, o pessoal do quartel \"nada tem a ver com esta situação, pois os bombeiros só se deslocam ao local quando têm conhecimento da ocorrência através do 112\". Portanto, \"é tudo da responsabilidade da Polícia de Segurança Pública\". Este responsável referiu ainda que, devido a esta situação, os bombeiros foram insultados e maltratados pelos populares, \"e isso não se pode permitir\".

Contactado pelo DTOM, o comandante da PSP de Bragança, António Magalhães, informou que está a decorrer um inquérito interno para que sejam apuradas responsabilidades. Assim, já foram ouvidos os elementos da PSP que estiveram no local e o operador da central daquela entidade. O relatório já foi feito e em breve vai passar-se ao processo de averiguação. António Magalhães referiu ainda que, segundo o operador central, e de acordo com as informações gravadas no mapa de registo, foram recebidas apenas algumas chamadas \"falsas\" e um telefonema do comando de Foz CÎa, às 23h40. Só por volta das 23h48 foi recebida a chamada sobre o referido incêndio.

António Magalhães sublinhou que o pessoal daquele serviço tem ordens para atender todos os telefonemas, pois \"para a PSP todas as chamadas são verdadeiras\". E garantiu ainda que \"não tem nada a esconder, nem quer defender ninguém\", mas afirmou que \"existe uma contradição naquilo que foi dito pelos populares, pois o 112 não tem caixa de mensagens e as chamadas que as pessoas supostamente fizeram nunca poderiam ter sido atendidas por um gravador de chamadas\".



PARTILHAR:

Seminário «Mulheres Migrantes - Duas Faces de uma Realidade»

Escolaridade passa a equivaler às competências do trabalhador