O director do jornal Notícias de Vila Real disse ontem que fez uma segunda impressão da última edição do jornal por exigência do secretário de Estado da Administração Interna, que corrigiu uma entrevista dada ao semanário regional.

Em declarações à agência Lusa, Caseiro Marques afirmou que o secretário de Estado, Ascenso Simões, exigiu corrigir uma entrevista de três páginas que tinha concedido ao jornal já depois desta ter sido enviada para impressão.

O Jornal de Notícias revelou ontem que o governante corrigiu a entrevista dada ao director do jornal Notícias de Vila Real e que exigiu que fosse retirada das bancas a edição do semanário. De acordo com Caseiro Marques, a entrevista foi, de facto, corrigida pelo secretário de Estado, o que obrigou a uma nova impressão do jornal. O director do jornal explicou que estabeleceu com o entrevistado um acordo de revisão prévia do texto, antes da impressão e que o cumpriu integralmente.

\"Revisão\" não chegou a tempo
No entanto, como \"a revisão\" não chegou durante a manhã de terça-feira, o director avançou com a impressão visto que o jornal começa a ser distribuído na cidade de Vila Real ao final da tarde desse mesmo dia.

\"Quando já estávamos a imprimir os 2.750 exemplares do Notícias de Vila Real, Ascenso Simões ligou a dizer que já tinha as correcções prontas, ao que eu respondi que já não tinha condições para proceder a alterações\", frisou.

Acrescentou que, face a esta posição, o secretário de Estado afirmou \"que não autorizava a publicação da entrevista sem as alterações por ele introduzidas, chegando mesmo a ameaçar com um processo em tribunal\".

Depois de uma troca de vários telefonemas, o jornal parou a edição e procedeu à substituição da entrevista.

\"Refez-se o jornal da primeira à sexta página e, por isso, o jornal só saiu para as bancas na quarta-feira, com um dia de atraso\", sublinhou, salientado ainda que esta situação causou \"algum prejuízo financeiro\" para o semanário.

Caseiro Marques explicou ainda que Ascenso Simões efectuou pequenas alterações ao corpo da entrevista, mas mudou principalmente a introdução do texto onde se falava do seu percurso político.



PARTILHAR:

Mais de setenta sócios

Feira do Livro do Douro