Dos 34 cursos de 1º Ciclo, 19 tiveram uma ocupação a 100%. A taxa de ocupação de vagas na UTAD foi de 87,2%, com um total de 1178 candidatos colocados e tendo a preferência de 997 candidatos em 1ª opção.

Os distritos do Porto, Vila Real, Braga, Aveiro, Bragança, Viana do Castelo, Viseu e Coimbra foram aqueles onde, nesta fase, a UTAD mais novos estudantes captou. As restantes vagas ficam para a 2ª fase do concurso, que decorre de 12 a 23 de setembro. Haverá depois a 3ª fase de 6 a 10 de outubro.

Após a divulgação dos resultados do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, o campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi praticamente invadido, desde esta manhã (12 de setembro), por centenas de novos estudantes para efetuarem as suas matrículas nos respetivos cursos.

É de realçar que o curso de Engenharia e Gestão Industrial proporciona vantagens reforçadas aos estudantes que a ele se candidatem na UTAD. Esta Universidade estabeleceu um protocolo com a Universidade do Minho, para que os dois primeiros anos sejam lecionados em Vila Real e, no final do 2º ano, transitem diretamente para Braga, onde concluem os restantes 3 anos do curso e obtêm o diploma da Universidade do Minho.

Entretanto, e para as matrículas desta 1ª fase, a Universidade disponibilizou um amplo espaço no átrio da Biblioteca Central, onde os novos estudantes encontram também balcões de informação sobre bolsas de estudo e alojamento em residências universitárias, esclarecimentos e encaminhamentos pela Associação Académica, um balcão de uma instituição bancária e ainda a sugestão para o almoço no restaurante Panorâmico no campus da UTAD.

No quadro da receção aos novos estudantes, em comunicado tornado público pelo reitor da UTAD sobre as praxes, sublinha-se que “as iniciativas promovidas pelas chamadas Comissões de Praxe ou outros grupos constituídos para o efeito não têm qualquer apoio, cobertura ou reconhecimento por parte dos órgãos da Universidade, sendo condenáveis todas as que configurem situações de humilhação, abuso, prepotência e violência”.

Fontainhas Fernandes lembra também que a reitoria “manterá o diálogo com todas as instâncias académicas, incluindo a Associação de Estudantes e os Núcleos de Curso, com o sentido de implementar práticas adequadas de integração dos novos estudantes, que dignifiquem os estudantes, a Universidade e a sua imagem perante a sociedade”.



PARTILHAR:

Rua de Alfândega terá o nome do mestre José Rodrigues

Doente em isolamento provoca incêndio na psiquiatria