Os apreciadores de cogumelos já os podem produzir em casa, em sacos onde frutificam estes fungos e que são disponibilizados pela empresa Micoplant, apoiada tecnicamente pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Ricardo Lopes, responsável pela Micoplant, disse hoje à Agência Lusa que a sua empresa deu início ao desenvolvimento de pequenas unidades para produção de cogumelos em casa.

A empresa disponibiliza sacos de cultivo, com o substrato já inoculado, que apenas têm de ser colocados em locais frescos no Verão ou quentes no Inverno para a frutificação do cogumelo.

Desta forma, quem mais aprecia este \"gourmet\" tem a possibilidade de observar a formação de cogumelos e de os consumir com maior frescura.

Segundo Ricardo Lopes, os \"kits\" de cogumelos para produção em casa podem ser encomendados através da Internet, um produto que diz vai ser lançado massivamente a partir do próximo Outono.

Decorridos 22 a 30 dias após a inoculação, surgem os primeiros primórdios (pequenos pontos brancos que vão originar os cogumelos), os quais, ao fim de quatro a seis dias, estão prontos para a colheita.

Cada saco produz em média 2-5-3 quilos de cogumelos, distribuídos por três frutificações.

Após uma frutificação, o fungo entra em \"descanso\" durante duas ou três semanas até iniciar a frutificação seguinte, com o aparecimento de novos primórdios.

A Micoplant foi constituída no final de 2006 e surgiu de uma estreita colaboração com a UTAD.

A universidade de Vila Real presta apoio técnico, através do Laboratório de Microbiologia, e participa na gestão da empresa através do Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial (GAPI) da UTAD.

Ricardo Lopes salientou que a Micoplant foi constituída com o grande objectivo de desenvolver, produzir e comercializar inóculos fúngicos de elevada especificidade e qualidade para o sector Agro-Florestal.

Para além dos kits, a empresa vende ainda cogumelos, que estão também a ser encaminhados para o mercado espanhol, e inóculos micorrízicos para as novas plantações, ou seja, fungos que ajudam na redução da mortalidade nas novas plantas, a um melhor crescimento e, sobretudo, a uma maior resistência contra doenças radiculares.

Recentemente a Micoplant mudou a sua sede de Vila Real para Gondomar devido, segundo Ricardo Lopes, à necessidade de expansão de instalações e para estar mais próxima dos seus clientes.



PARTILHAR:

No Hotel do Parque

De 30 de Agosto e 2 de Setembro