Uma empresa de Vila Real desenvolveu uma plataforma de serviço de transportes de passageiros que está a operar em Lisboa, Porto e no Algarve e que, num mês de atividade, cerca de contabiliza 500 motoristas e 3.000 utilizadores.

A Chofer apresenta-se como concorrente da Uber e da Cabify, foi inteiramente desenvolvida em Portugal e junta uma empresa de Lisboa e a 4All Software, uma 'startup' sediada no Regia Douro Park -- Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real, que foi criada por um professor e seis ex alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

"Esta plataforma foi desenvolvida integralmente em Portugal e é detida por empresas portuguesas, que pagam cá os impostos, e tem um potencial grande, quer ao nível dos serviços que pode proporcionar quer no nosso país, quer em países para os quais vamos expandir rapidamente", afirmou hoje Benjamim Fonseca, responsável pela 4All Software.

O responsável salientou que o projeto foi desenvolvido "integralmente por antigos alunos da UTAD".

A Chofer está a operar há um mês em Lisboa, Porto e na região do Algarve.

Segundo Benjamim Fonseca, até ao momento, este projeto criou cerca de 1.000 postos de trabalho (diretos e indiretos), possui mais de 500 motoristas, cerca de 3.000 utilizadores e efetuou à volta de 1.000 viagens.

O objetivo é expandir a operação para Coimbra, Braga, Aveiro e Leiria e, em breve, também outros países.

Benjamim Fonseca destacou as inovações que diferenciam esta plataforma, como as formas de pagamento, sendo possível, em breve, efetuar os pagamentos através do "MB Way", ou seja através do telemóvel.

"O que nos permitirá proporcionar este tipo de serviço a pessoas que não têm acesso a cartões de crédito ou não querem fornecer os dados do cartão e crédito e podem, assim, usar um meio de pagamento mais direto", referiu.

O investigador disse que a Chofer possui tarifas fixas, logo o preço das viagens efetuadas através desta plataforma não se altera com o aumento da procura.

Os utilizadores podem ainda escolher o seu "motorista favorito", fazer "agendamentos de viagens" até 24 horas de antecedência e dar gorjetas. Tanto motoristas como utilizadores vão poder fazer classificações recíprocas.

O pagamento é feito de forma automática e eletrónica no final da viagem, através do cartão de pagamento registado na aplicação.

O responsável garantiu ainda que a Chofer ainda que trabalha com empresas licenciadas para o transporte de passageiros com motorista privado.



PARTILHAR:

PJ deteve suspeito de atear fogo florestal em Sabrosa

Homem de 63 anos morre em acidente de trator