O posto de atendimento da GNR em Venda Nova, no concelho de Montalegre, foi fechado «temporariamente» devida à falta de condições físicas do edifício. A medida não foi bem recebida e deixou a população local «muito preocupada» e «indignada».

O comandante distrital da GNR de Vila Real, o tenente-coronel João Oliveira justificou a decisão com a falta de condições físicas do edifício, que \"atingiram o limite\", e que, para já, esta força policial \"não tem capacidade para reparar o posto\". \"Só por isso é que fechámos temporariamente\", sublinhou.

O responsável garantiu que a intenção \"é manter\" e, mais tarde, \"se possível\", até reforçar com alguns meios\" o posto de Vendas Novas. \"Entendemos que deve haver uma proximidade entre a GNR e as pessoas\", acrescentou.

A população local reagiu na voz do presidente da Junta de Freguesia de Vendas Novas, Jorge Silva, com muita preocupação e indignação\" a este encerramento.

\"A Venda Nova está a 40 quilómetros de Montalegre, pelo que sempre que houver uma ocorrência numa freguesia, os militares vão demorar mais de 30 minutos a chegar ao local\", salientou.

O autarca acredita que estas patrulhas vão terminar \"dentro de algum tempo\" até porque, a GNR \"gasta mais em gasóleo do que em manter o posto de portas abertas\".

\"As pessoas estavam dispostas a ajudar nas obras porque a GNR faz muita falta e não vai conseguir chegar a todo lado, nomeadamente às localidades mais afastadas do concelho\", concluiu.

O posto da Venda Nova foi encerrado a 31 de Agosto, e os seus nove militares distribuídos por Montalegre e Boticas. Com este encerramento, embora \"temporário\", aumentam os receios de que outros pequenos postos fechem no distrito, como o do Pinhão, Vidago, Pedras Salgadas ou Lebução.



PARTILHAR:

Incêndio mobilizou 48 homens e 14 viaturas

Classificação de «Excelente»