A 15.ª edição do Festival Internacional Douro Jazz propõe oito concertos, na primeira quinzena de outubro, e faz uma evocação de artistas que fizeram a história deste género musical, anunciou hoje o Teatro de Vila Real.

Acasa de espetáculos transmontana adiantou, em comunicado, que o programa para esta edição do Douro Jazz faz uma evocação "de grandes nomes da história do jazz".

Nesse sentido, The Legacy, dirigido por Gileno Santana, vai homenagear Miles Davis, e o projeto Elas e o Jazz, que junta as vozes de Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton, vai fazer uma revisitação das canções que fizeram a história deste género musical.

Na edição 2018 deste festival, segundo o teatro municipal, vai também estar em destaque "o jazz contemporâneo, português e internacional".

O Douro Jazz propõe a apresentação do álbum "Astah", de Demian Cabaud, que reúne um conjunto de músicos de diversas nacionalidades, incluindo o baterista Jeff Williams.

Pelo meio, os britânicos Get The Blessing, músicos ligados a bandas como Radiohaed, Portishead e Massive Atack, vão apresentar o seu novo disco e o guitarrista clássico argentino Eduardo Isaac, considerado uma "referência mundial", vai protagonizar o concerto de abertura, a 02 de outubro.

Segundo o Teatro de Vila Real, o Phantom Trio vai "improvisar criativamente sobre várias referências do jazz" e convidar músicos da região para um workshop, com direito a participar no concerto que termina o festival, no dia 13 de outubro.

Para o serviço educativo, é proposto o "AlgoRítmico", um cine concerto que "funde música e composições geométricas animadas, relacionando a música com a matemática".

O bilhete geral do Douro Jazz custa 18 euros.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Bragança manterá, em 2019, o IMI na taxa mínima

Jornadas Europeias do Património no MAB este fim de semana