A Estrutura de Missão para o Douro, que deverá entrar em funcionamento até final do ano, pretende dar resposta a uma das princi pais lacunas da região, que é a falta de um órgão de gestão do Património Mundia l.

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou, a 31 de Agosto, a criação de u ma unidade de missão para a Região Demarcada do Douro, que deverá fazer a ligação entre Administração Central, intervenientes locais, públicos ou privados, e Co missão Nacional da Unesco (CNU).

A secretária executiva da CNU, Manuela Galhardo, fez à Lusa um balanço positivo dos cinco anos do Alto Douro Vinhateiro, mas apontou algumas falhas. Na sua opinião, as lacunas \"têm a ver sobretudo com o processo moroso de i mplantação de uma estrutura de gestão interlocutora da Unesco relativamente à zona classificada e que representa um esforço conjunto de concertação da parte de nada menos do que 13 municípios\".

\"Tal mecanismo de gestão encontra-se finalmente criado, no âmbito da estru tura recentemente estabelecida para a Região Remarcada do Douro\",salientou.

Com 25 mil hectares inseridos na Região Demarcada, o Douro Património Mundial engloba os municípios de Alijó, Mesão Frio, Peso da Régua, Santa Marta de Pe naguião, Vila Real, Sabrosa, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Lamego, Armamar, Tabuaço, S. João da Pesqueira e Vila Nova de Foz CÎa.

Questão crítica para o Douro era o \"vazio institucional\" gerado pelo encer ramento, no final de 2004, do Gabinete Técnico Intermunicipal, criado para gerir e salvaguardar o património do Douro Vinhateiro e que funcionou durante t rês anos com o apoio das autarquias e do Programa de Recuperação de Áreas Urbana s Degradadas .

Carlos Lage, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Re gião Norte e também encarregado de missão para o Douro, adiantou que at é final do ano será designado o chefe de projecto da unidade de Missão, o qua l é nomeado por despacho conjunto dos ministros da Presidência, Cultura, Agricul tura, Ambiente e Economia, e que vai chefiar uma equipa de cinco técnicos . Deverá ter sede no Douro, provavelmente na cidade do Peso da Régua.



PARTILHAR:

Acções específicas

Intervenção nas minas da Freixeda