Foi aprovado o projecto de recuperação da antiga área mineira da Freixeda, no concelho de Mirandela. Uma candidatura conjunta da Câmara Municipal de Mirandela e da Empresa de Desenvolvimento Mineiro, num investimento de cerca de 300 mil euros que contempla intervenções nas vertentes de segurança e ambiente.

Uma intervenção que vai ser levada a cabo a partir do primeiro trimestre do próximo ano e que deverá ficar pronta até ao final de 2007.

Trata-se de um investimento em trabalhos de consolidação de estruturas, para tapar poços, chaminés e galerias desprotegidas, além da limpeza das antigas escombreiras, visando a contenção de matéria poluente.

Para o presidente da Câmara de Mirandela, esta intervenção \"já se impunha há algum tempo, mas existia a dificuldade de as minas estarem a ser exploradas por uma empresa privada.\"

Com a criação de uma empresa nacional para este tipo de intervenções e com a possibilidade de candidatura a fundos comunitários, \"avançámos com este projecto conjunto, que, agora, foi aprovado\", conta José Silvano.

O autarca lembra que as minas \"são autênticas ratoeiras, com muitos buracos e só por milagre ainda não aconteceu nenhuma tragédia.\"

Na intervenção, não será esquecida a selagem ambiental de todos os eventuais resíduos que existam no fundo das minas, para evitar qualquer contaminação.



PARTILHAR:

Douro continua com falhas

Para pavimentação do tabuleiro