A Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais e representantes das 13 autarquias do distrito de Vila Real assinaram hoje protocolos que prevêm a disponibilização de dois mil euros mensais para a criação de gabinetes técnicos que visam preparar a época de incêndios.

Luciano Lourenço, presidente da Agência, afirmou que os gabinetes técnicos florestais \"vão ter um papel de grande importância ao nível de cada um dos concelhos\", e considerou como decisivo o apoio da Agência a cada estrutura.

A área ardida no distrito este ano ronda os 13 mil hectares, sendo Vila Real, com 2598 hectares, e Vila Pouca de Aguiar, com 2166 hectares, os concelhos mais afectados pelos incêndios.

Luciano Lourenço explicou que os novos gabinetes vão ter funções de \"planeamento e controlo de execução\" dos projectos agendados, e deverão constituir-se como um \"pólo de toda a estratégia concelhia\" nas acções de prevenção dos incêndios florestais.

Estas estruturas, que irão coordenar os trabalhos a realizar pelas estruturas municipais de protecção civil, terão como principais preocupações a construção de pontos de água, abertura de caminhos florestais e a aplicação de medidas de prevenção localizadas. Deverão ainda efectuar a \"cartografia de infra-estruturas\" de gás, electricidade e saneamento em redor das localidades, e ainda a \"delimitação de zonas de risco e das áreas de abandono\".

A vigilância, detecção, primeira intervenção, reforço no combate, rescaldo e recuperação das áreas ardidas, são outras das funções que ficarão a cargo do gabinete.

Dos 14 concelhos do distrito de Vila Real, apenas o do Peso da Régua não assinou hoje o protocolo por ainda não ter constituída a Comissão Municipal de Defesa da Floresta. Luciano Lourenço referiu que a constituição de um gabinete técnico neste concelho se deverá concretizar em breve.

Alijó, Boticas, Chaves, Mesão Frio, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real foram os concelhos que assinaram hoje o protocolo.



PARTILHAR:

CaseStudy

Falta de iluminação pública