No distrito de Vila Real foram registadas cerca de 30 de ocorrências entre as 00:00 e as 08:00, a grande maioria relacionadas com quedas de árvores, segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

De acordo com a fonte, as consequências do mau tempo começaram a sentir-se principalmente a partir das 02:00 e a maior parte das ocorrências reportadas estiveram relacionadas com quedas de árvores, que se verificaram um pouco por todos os 14 concelhos do distrito e envolveram dezenas de operacionais.

Houve situações de cortes de estradas, que foram resolvidas pelas corporações de bombeiros, e ainda casos em que as árvores caíram em cima de postes de eletricidade, tendo provocado cortes temporários de luz.

O CDOS adiantou que as restantes ocorrências estão relacionadas com quedas de elementos de construção em estruturas edificadas, como andaimes, e ainda alguns danos em telhados e uma inundação por precipitação intensa.

Em Chaves o vento derrubou a árvore de natal instalada para no centro da cidade. 

Além das pessoas também os animais sofrem as consequências do temporal, abrigo da Associação dos amigos dos animais de Chaves, arvores caídas e telhados que voaram literalmente.

As más condições meteorológicas, sobretudo, devido ao forte vento levou à queda de 31 árvores em vários locais do concelho de Vila Pouca de Aguiar, o que obrigou ao corte de sete estradas municipais e dois troços da Estrada Nacional 206.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu para hoje um aviso vermelho para nove distritos devido à previsão de chuva forte e rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora.

No distrito de Vila Real, este aviso vigora entre as 12:00 e as 21:00.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou na quarta-feira a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.



PARTILHAR:

Vimioso apoiou mais de 420 bebés nos últimos 17 anos

Assembleia Municipal de Boticas aprova moção contra exploração de lítio