A Universidade de Vila Real abre, amanhã, as portas dos seus laboratórios e oficinas a 1111 alunos do secundário que poderão estudar o cancro através de um rato, ajudar a construir um robÎ ou aprender como se podem provocar alterações climáticas.

Fonte da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) referiu que o Dia Aberto da instituição vai atrair mais de mais de um milhar de estudantes oriundos de várias dezenas de escolas secundárias dos distritos de Vila Real, Bragança, Porto e Aveiro.

Os alunos podem participar em 53 actividades nas mais diversas áreas estudadas na universidade, desde o Ambiente, Biologia, Genética, Geologia, Física, Química ou Engenharias, e ainda exposições, filmes, visitas guiadas ou palestras. As actividades decorrem nas instalações da academia e da Escola de Superior de Enfermagem de Vila Real.

Uma das atracções principais da universidade é o MycroSys, um robÎ totalmente desenvolvido na UTAD que participou e ganhou o concurso MicroRato 2008 na Universidade de Aveiro. Através de uma visita às oficinas, os estudantes poderão ter contacto com o robÎ e ficarem a conhecer os seus blocos funcionais no que diz respeito ao hardware e ao software.

Numa área diferente, os jovens poderão ficar a conhecer as características de comportamento e fisiologia dos animais de laboratório, nomeadamente o rato, e à sua utilização nos trabalhos de investigação para estudar o cancro e o seu possível tratamento.

Ser-lhe-á ainda ensinada a forma como se induzem tumores nos vários tecidos, bem como os estudos que podem ser feitos posteriormente com as amostras recolhidas. Poderão ainda assistir à realização de necrópsias a animais, ajudando a encontrar a causa da morte e observando ao microscópio várias alterações de diferentes órgãos.

E porque o tema das alterações climáticas está na ordem do dia, poderão ainda assistir a algumas experiências com o objetivo de demonstrar e simular alguns processos naturais e do impacto da influência humana no sistema climático.



PARTILHAR:

Aprovada por unanimidade

Com mais de dois anos de atraso