Dezassete partidos apresentaram candidatura às legislativas de outubro pelo círculo eleitoral de Vila Real, que elege cinco deputados e onde os maiores partidos repetem os cabeças de lista, Luís Leite Ramos (PSD) e Ascenso Simões (PS).

O PSD volta a apostar no professor universitário de 57 anos, Luís Leite Ramos, que há quatro anos encabeçou a lista da coligação PSD-CDS/PP, vencedora das eleições no distrito com 51,02% dos votos e que elegeu três deputados.

O deputado e gestor Ascenso Simões, 56 anos, é também o cabeça de lista pelo PS, partido que nas anteriores eleições elegeu dois deputados e obteve 33,07% dos votos.

Para as eleições de 06 de outubro, o CDS-PP aposta no engenheiro do ambiente Patrique Alves, 38 anos, que nasceu em França e reside em Vila Real, enquanto a escolha do Bloco de Esquerda (BE) recaiu sobre Mariana Falcato Simões, uma administrativa de 41 anos que é natural de Lisboa e reside também na capital do distrito transmontano.

Manuel Cunha, médico de 55 anos e residente em Chaves, é a escolha da CDU para encabeçar a lista às legislativas e o PAN – Pessoas Animais e Natureza aposta em José Castro, um professor de 54 anos, que é natural de Vila Real e residente em Amarante.

Quanto aos partidos sem representação parlamento, a lista do Partido Nacional Renovador (PNR) é liderada por Isabel Montalvão e Silva, uma reformada de 62 anos que vive em Alcabideche, e o RIR – Partido Reagir, Incluir e Reciclar aposta no independente João Cabeço, engenheiro de 68 anos que é natural de Alijó.

A Aliança candidata Maria João Gaspar, professora universitária de 45 anos que reside em Vila Real, o Partido Democrático Republicano (PDR) aposta em Lígia Cruz, médica de 65 anos que vive em Vila Nova de Gaia e o Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) escolheu Miguel Carvalho, 68 anos, agricultor e natural de Vila Verde da Raia, concelho de Chaves.

Por sua vez, a Iniciativa Liberal (IL) escolheu como cabeça-de-lista Rui Paiva, um gestor de 53 anos que reside em Lisboa, o Partido Popular Monárquico (PPM) designou Silvia Correia, farmacêutica de 40 anos que vive em Viseu, e, pelo Nós, Cidadãos!, candidata-se Orlando Cruz, natural de Leça do Balio, com 67 anos e diretor da Rádio Alfa 1.

Daniela Carvalho, 39 anos, consultora imobiliária e natural de Santarém, foi a escolha do Partido Trabalhista Português (PTP) para o círculo eleitoral de Vila Real, a independente Teresa Rebelo, de 55 anos, consultora imobiliária, natural de Sabrosa e residente em Camarate, encabeça a lista pelo Livre, e, pelo Chega, candidata-se José Dias, um jurista de 54 anos, natural e residente em Vila Pouca de Aguiar.

Nas eleições legislativas de 2015, o número de eleitores inscritos foi de 228.497 e a taxa de abstenção atingiu os 51,74% neste distrito. Nesse ano foram 14 os partidos que concorrem às eleições pelo círculo de Vila Real.

Para as legislativas de 2019 estão inscritos 219.112 eleitores.



PARTILHAR:

Dois detidos por tráfico de droga e posse de arma proibida

Cirúrgica ao guarda-redes Ricardo Nunes efectuada hoje