A reposição dos sinos de bronze representa o arranque da "grande" obra de recuperação da Sé de Vila Real ou Igreja de São Domingos, construída no século XIII com licença de edificação concedida por D. João I.

A recuperação e a réplica dos sinos da Sé de Vila Real custaram seis mil contos, mas o custo total da obra é de 250 mil contos, financiados pelo Programa Operacional da Cultura, no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio.

Os dois sinos maiores da Sé de Vila Real foram reparados por uma empresa de Braga, enquanto o mais pequeno, com cerca de 300 quilos, foi feita uma réplica, já instalada no alto da torre da igreja, construída em 1742. Os sinos foram elevados por uma grua gigantesca com cerca de 15 metros .

A adjudicação das obras de recuperação e valorização do monumento será anunciada em breve, segundo o presidente do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), Luís Ferreira Calado. As obras deverão começar ainda este ano e terminar em 2003.

A recuperação total do monumento, inserida num programa de âmbito nacional do IPPAR que contempla intervenções nas igrejas que estão sob a sua responsabilidade, prevê a realização de estudos históricos, de trabalhos arqueológicos e de obras de conservação e reabilitação no exterior e no interior da igreja. No entanto, já foi recuperado o altar mor, uma obra que demorou mais de seis anos a ser concretizada.

Luís Ferreira Calado afirmou que a intervenção no interior da igreja tem em vista a recuperação das coberturas e da pedra, alguns arranjos litúrgicos, melhoramentos nas entradas, e obras de drenagem para a resolução do problema de humidade que afecta o monumento. Depois, numa outra fase, seguir-se-ão obras no exterior, que visam a valorização da zona envolvente e uma ligação entre o edifício da sé e do convento.

Depois da intervenção, será editado material de divulgação com vista ao crescimento das visitas turísticas àquele monumento, vítima de um incêndio em 1837, que o reduziu apenas às paredes. O restauro actual foi realizado em 1940, altura em que lhe colocaram o retábulo da capela-mor.



PARTILHAR:

A criminalidade diminuiu

Para dinamizar o comércio instalado