A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai lançar sexta-feira, em Vila Real, um CD-ROM que reúne, pela primeira vez, cerca de 40 programas destinados a cidadãos com necessidades especiais, o Kit ACESSO.

O CD-ROM reúne 42 programas, divididos em quatro categorias: acesso ao computador, acesso à Internet, apoios educativos e comunicação.

Trata-se de uma iniciativa no âmbito do Programa ACESSO, actualmente gerido pela Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), cofinanciado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), através do Programa Operacional para a Sociedade da Informação (POSI).

Segundo Francisco Godinho, coordenador do Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação (CETIC) da UTAD, este kit foi pensado para ser colocado nos centros de recursos de apoio a pessoas com deficiência e nos Espaços Internet.

\"Se for colocado em todos os Espaços Internet, passaremos a dispor de 150 locais em todo o país onde pode ser feita a avaliação de crianças com deficiência em termos de utilização de um computador\", defendeu o investigador, que apoia também a coordenação estratégica do programa ACESSO.

O CD-ROM pode ser copiado e distribuído integralmente para a utilização de pessoas com deficiência, fins educativos, espaços públicos de acesso à Internet ou outros, desde que sejam não lucrativos.

Um dos programas incluídos neste CD-ROM é o Pocket Voice, uma ferramenta informática que ajuda pessoas incapazes de comunicar verbalmente a \"falarem\", recorrendo a imagens ou símbolos.

A aplicação foi elaborada por um casal português que dedica o seu tempo livre ao desenvolvimento de software educativo para cidadãos com necessidades especiais, tendo já sido distinguido com vários prémios.

O casal, que tem um filho com paralisia cerebral, desenvolveu esta aplicação para crianças e adultos, facilitando a comunicação através de símbolos pictográficos.

A aplicação verbaliza a escolha feita pelo utilizador, permitindo que ao seleccionar um dos símbolos seja emitido o som correspondente.

A aplicação foi recentemente melhorada de forma a poder ser também utilizada por quem tem limitações motoras graves.

Pedro Ivo Faria e Carla Faria, ambos com formação em informática, já forneceram gratuitamente cerca de 1.400 CD com a aplicação, que pode ser solicitado no endereço electrónico http://www.pocketvoice.com.

No campo do hardware, produziram ainda diversos dispositivos que permitirão ligar um conjunto de manípulos (switchs) ao computador de secretária ou a um PocketPC.

Além do Pocket Voice, o casal Faria encontra-se actualmente a equipar igualmente com estes manípulos brinquedos educativos para crianças com necessidades especiais, cuja idade ainda não lhes permite interagir com o computador.

Nos chamados jogos causa-efeito, em que a criança é suposto carregar num botão para produzir um som ou emitir uma luz, por exemplo, as limitações dos cidadãos com necessidades especiais são evidentes.

\"Muitas vezes, as crianças com paralisia não têm a mobilidade suficiente para carregar no botão, apesar de terem a capacidade de raciocínio necessária para entender o jogo\", explicou Pedro Faria.

Assim, a ligação de um \"switch\" a estes brinquedos permite adaptá-los às necessidades de cada utilizador, que poderá interagir com os brinquedos através de um pequeno toque, com a mão ou outras partes do corpo, como queixo e testa.

Um \"switch\" que, no mercado, custa aproximadamente 130 euros poderá ser disponibilizado por apenas 15 euros.

\"Este conjunto de soluções, tanto na área do software como de hardware, vem preencher uma lacuna no nosso mercado onde apenas existem alguns produtos traduzidos ou adaptados disponíveis a preços muitíssimo elevados\", explicou Carla Faria.

Estes e outros produtos para cidadãos com necessidades especiais, irão ser apresentados ao público durante um seminário que a UTAD realiza sexta-feira, subordinado ao tema \"As Novas Tecnologias e as Pessoas com Deficiência\" SMA



PARTILHAR:

Vila Real 1 - Sp. Braga B 0

V Encontro de Literatura Infantil