A Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) informa que a Câmara Municipal de Vila Real e um total de 64 empresas da região aderiram ao Compromisso Pagamento Pontual que prevê o “pagamento no prazo acordado aos fornecedores”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a ACEGE assinala que Vila Real é a quarta autarquia nacional a aderir ao compromisso que pretende “promover” uma cultura nacional empresarial e pública de “pagamento no prazo acordado aos fornecedores”.

Este compromisso de pagamento aos fornecedores na “data acordada” contribui para a “reconstrução da economia” nacional.

“Os constrangimentos causados pelo atraso nos pagamentos constitui um real estrangulamento para o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, para o crescimento da economia portuguesa”, alerta a Associação Cristã de Empresários e Gestores.

A ACEGE realça que a “cultura de pagamentos atrasados”, nos diversos níveis do Estado português - central, regional e local -, é um dos principais responsáveis pelas dívidas por pagar com mais de 90 dias terem atingido o “valor de 4,6 mil milhões de euros, cerca de 3% do PIB”, em dezembro de 2012, valor que “baixou para 1,9 mil milhões de euros, cerca de 1% do PIB”, passado dois anos.

“O atraso nos pagamentos é uma realidade muitas vezes esquecida ou menorizada, mas que tem um impacto devastador na economia, sendo visível nos custos financeiros associados, no número de falências que origina, no desemprego que cria e na concorrência desleal que provoca”, frisa o presidente do organismo que representa os empresários cristãos.

Para João Pedro Tavares, a adesão da Câmara Municipal de Vila Real a este “ciclo virtuoso” é um “sinal muito positivo” e que pode ser estendido a muitas outras autarquias que querem “verdadeiramente transformar de fazer negócio em Portugal”.

A Associação Cristã de Empresários e Gestores destaca que, com a parceria da CIP, IAPMEI, APIFARMA e CGD já reúnem “mais de 600 empresas e quatro autarquias” ao seu ‘Compromisso Pagamento Pontual’.
Os membros da ACEGE partilham entre si valores cristãos e procuram “aplicá-los no desenvolvimento da sua vida profissional”, com cerca de mil associados está presente em 15 regiões de Portugal.



PARTILHAR:

Turismo do Norte classificou hoje de «grande êxito»

Autarquia comparticipa formação em produtos fitofarmacêuticos