A organização do Circuito Internacional de Vila Real fez um balanço muito positivo da edição de 2022, em que se baterem “recordes” de público e de pilotos inscritos e se “ultrapassaram expectativas”.

“É um balanço extremamente positivo. Nós ultrapassámos todas as nossas melhores expectativas. Nós temos a certeza de que batemos todos os recordes, quer em afluência, quer em número de pilotos”, afirmou o presidente da Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real (APCIVR), José Silva.

Em declarações à agência Lusa, o responsável frisou estar “muito, muito satisfeito com o resultado final”.

O Circuito Internacional de Vila Real decorreu entre sexta-feira e hoje e contou com a participação de 141 pilotos nas seis provas, com destaque para a Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), na qual compete o português Tiago Monteiro (Honda).

As provas nacionais foram o Campeonato de Portugal de Velocidade, 1.300, Legends, Classics e da Kia Picanto GT Cup.

À APCIVR junta-se o Clube Automóvel de Vila Real e o município na organização do evento.

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, estimou uma afluência de público que poderá rondar as “200 mil pessoas” nos três dias de circuito.

Citando os relatórios diários da Polícia de Segurança Pública (PSP), o autarca disse que na sexta-feira estiveram à volta de 25 mil pessoas espalhadas pela pista de 4,6 quilómetros, um número que subiu para as 65 mil no sábado.

Hoje, segundo Rui Santos, estaria “sensivelmente o dobrou das pessoas que estiveram ontem (sábado)”.

“Claramente que superou todas as nossas expectativas. A cereja em cima do bolo era a vitória de Tiago Monteiro, mas infelizmente quando assinamos o contrato não podemos garantir os resultados desportivos”, brincou.

O português Tiago Monteiro desistiu na segunda corrida desta quinta ronda do WTCR, depois de ter terminado a primeira no 11.º lugar.

“O ambiente superou claramente as minhas expectativas. Eu estava receoso com a retoma, não sabia em que moldes é que ela ia acontecer e o ambiente estava absolutamente extraordinário”, frisou Rui Santos, referindo-se aos dois anos de suspensão do circuito devido à pandemia de covid-19.

Ao longo da pista, foi visível um aumento das bancadas improvisadas em andaimes usadas pelos aficionados e, segundo a organização, esgotaram os cerca de 3.500 lugares nas bancadas oficiais.

Também alguns proprietários de cafés, restaurantes e barracas de vendas de venda de bebidas e comida na zona do circuito reconheceram que as corridas foram “uma oportunidade de negócio”.

O programa desportivo foi complementado com eventos culturais, como o concerto dos Xutos & Pontapés que, segundo o presidente, no sábado “encheu a renovada avenida Carvalho Araújo”.

“Nunca tanta gente esteve naquela avenida a assistir a um espetáculo”, destacou Rui Santos.

Fotografias: Bruno Taveira repórter do Diário de Trás-os-Montes 

Ver => Galeria Fotografia


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Município promove atividades de musicoterapia para alunos do pré-escolar

Isabel Ferreira classificou a experiência de hoje em Vila Real como “incrível”