O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) vai pagar até sexta-feira as dívidas às corporações de bombeiros do distrito de Vila Real pelos serviços prestados no transporte de doentes não urgentes, foi hoje anunciado.

Em junho foi divulgado que o CHTMAD, com sede social em Vila Real, tinha uma dívida às corporações de bombeiros do distrito de cerca de “um milhão de euros”, registando “o maior atraso de pagamento a nível nacional, nomeadamente, de 11 meses”.

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) disse hoje que o CHTMAD irá pagar às associações humanitárias, até sexta-feira, “tudo o que estiver faturado de 2021”.

O centro hospitalar irá, também, segundo a Liga, “avançar um adiantamento relativo aos primeiros três meses de 2022 com base na estimativa de igual período de 2021”.

Esta solução resulta de reuniões de trabalho entre o conselho de administração do CHTMAD, a Federação de Bombeiros do Distrito de Vila Real e a Liga.

E é também, segundo Rui Lopes, presidente da federação distrital, uma “boa notícia” para as associações humanitárias.

O responsável disse à agência Lusa que o pagamento da dívida em atraso vem ajudar as corporações que atravessam um período difícil em termos financeiros.

É um processo, acrescentou, que se arrasta desde o início da pandemia e que se agravou com o aumento generalizado dos preços, nomeadamente do combustível.

“Os serviços de transporte de doentes não urgentes que nós estávamos a efetuar, estávamos a pagá-los nós para os podermos fazer. Não queremos, naturalmente, ter lucro com esse serviço, mas não podemos também ficar de prejuízo”, apontou.

Rui Lopes disse, inclusive, que algumas associações chegaram a situação de quase rotura, em que não tinham dinheiro para pagar a funcionários ou até poderem despedir.

Nos 14 concelhos do distrito de Vila Real há 26 corporações de bombeiros.

Fotografia: António Pereira



PARTILHAR:

Utentes poderão regressar a lar de Montalegre na quinta-feira

Presidente da Cáritas Portuguesa preocupada com “crise arrastada”