O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) disse hoje que o futuro centro académico clínico Nuno Grande assumirá uma “importância capital” na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados às populações.

A UTAD, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e três agrupamentos de centros de saúde formalizaram em dezembro a candidatura para a criação do centro académico clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro, que terá o nome de Nuno Grande, médico de referência em Vila Real.

O reitor Emídio Gomes, que falava na cerimónia do 36.º aniversário da UTAD, assinalado em Vila Real, referiu que este centro será “base para a futura formação médica graduada”.

“É um projeto verdadeiramente inovador que assenta na filosofia diferenciadora ‘one health’ e que assumirá uma importância capital na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados às populações de toda a região de Trás-os-Montes e do Alto Douro, ao mesmo tempo que inaugurará uma nova etapa do ensino e da investigação das ciências médicas no nosso país”, afirmou.

O reitor adiantou que nos próximos dias haverá novidades sobre a criação deste centro.

“Com a prudência necessária posso dizer que vivemos hoje um dia histórico, que contamos muito em breve poder partilhar”, referiu.

Emídio Gomes disse ainda que a UTAD viu aprovada, pelo Norte 2020, a candidatura para a criação do “Centro de Transferência de Tecnologia em Enologia, Enoturismo e Gastronomia”, uma “ambição antiga” na academia transmontana.

Trata-se de uma iniciativa com um “investimento elegível superior a 2,5 milhões de euros”, cuja implementação terá que estar concluída até ao verão de 2023, e que inclui projetos como a ampliação e reconstrução da adega da universidade.

Numa primeira fase, foram já concluídas as obras da cozinha laboratorial, um espaço de apoio à formação em Ciências da Nutrição e gastronomia.

“É mais um projeto que visa dotar a UTAD de infraestruturas com melhores condições para prestar um melhor serviço e, assim, aumentar os seus índices de competitividade e atratividade”, afirmou Emídio Gomes.

No seu discurso o reitor disse ainda que foi apresentada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) uma candidatura de mais de 30 milhões de euros, que “visa aumentar em mais de 1000 camas a capacidade de acolhimento e de melhoria da oferta da UTAD, sobretudo através das residências dos serviços de ação social da UTAD, bem como do edificado da Quinta Senhora de Lurdes.

E lembrou que, no âmbito do programa Ubike UTAD, foram entregues 75 bicicletas a membros da academia (alunos, docentes, não docentes e investigadores).

“É uma iniciativa que procura sensibilizar e atrair a população universitária para a importância da deslocação mais sustentável, contribuindo para a redução do uso do automóvel”, explicou.

Durante a cerimónia, foram entregues prémios de mérito escolar e científico, bem como diplomas de louvor aos colaboradores com 20 anos de serviço.



PARTILHAR:

Autocarros FlixBus com rotas Porto Bragança a 4.99 euros

Miranda do Douro acolhe a cerimónia de exaltação da Capa de Honras