O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, entrega sexta-feira, em Vila Real, ao escritor Manuel Alegre o prémio Dom Diniz, galardão atribuído pela Fundação da Casa de Mateus desde 1981.

A escolha da obra «Doze Naus», de Manuel Alegre, foi feita em Janeiro por unanimidade do júri, constituído pelos escritores Vasco Graça Moura, Nuno Júdice e Fernando Pinto Amaral.

«Doze Naus» foi lançado em 2007 pelas Publicações Dom Quixote.

O poeta Manuel Alegre, que nasceu em Águeda em 1936, é escritor, político e foi um dos adversários de Cavaco Silva nas últimas eleições presidenciais.

Alegre manifestou-se satisfeito com a atribuição do premio considerando-o um dos mais prestigiados do país.

«Não costumo pensar muito em prémios, mas este sabe-me bem, por ser de prestígio e por ter sido atribuído por três poetas que muito estimo», afirmou na altura à agência Lusa.

O prémio Dom Diniz distingue uma obra de poesia, ensaio ou ficção, publicada no ano anterior ao da sua atribuição.

Em 2007, o prémio foi entregue ao escritor Fernando Echevarría pelo livro «Epifanias».

Na primeira edição, em 1981, o prémio teve dois vencedores - Agustina Bessa Luís, com «O Mosteiro», e Almeida Faria, com «Lusitânia», ambos romances.

Os prémios Nobel da Literatura José Saramago e Camilo José Cela também já foram distinguidos, respectivamente, em 1984 e 1983.

O Prémio Dom Diniz, patrocinado pelo Instituto Português do Livro e pela CGD, tem actualmente o valor de 7.500 euros.

A cerimónia de entrega realiza-se ao final da tarde de sexta-feira, na Casa de Mateus, em Vila Real.

Antes, o Presidente da República vai passar pelo edifício da Câmara de Vila Real para entregar os denominados «skeepers», no âmbito do projecto social «Câmara Amiga».

Os «skeepers» são aparelhos que os idosos usam ao pescoço e lhes permite, em caso de se sentirem mal, carregar num botão para pedir ajuda, sendo que o mecanismo faz uma espécie de chamada para determinados números de telefone.

Através do projecto «Câmara Amiga», a autarquia de Vila Real colocou este ano em funcionamento a «Oficina Domiciliária», a «Unidade Móvel de Saúde» e abriu as portas ao «Banco do Voluntariado e Recolha de Bens».



PARTILHAR:

Castelo é atribuída aos Templários

Aeródromos sem vigilância à noite