A Câmara de Vila Real quer transformar as festas populares e o Circuito Internacional, que se realizam entre junho e julho, em “ecoeventos”, distribuindo contentores e sacos e sensibilizando à separação dos resíduos.

A iniciativa junta o município e a empresa Resinorte e visa promover práticas “ambientalmente sustentáveis” nos eventos que vão decorrer no concelho, como a 50.ª edição do Circuito Internacional, as comemorações dos três santos populares, o piquenique das famílias ou o Rock Nordeste.

Pelos recintos dos eventos vão ser colocados contendores para a recolha seletiva, de vários tamanhos, distribuídos sacos ou vai-se recorrer aos “mochileiros”, monitores que vão andar com uma espécie de mochilas às costas onde se pode colocar os resíduos.

“Separar sempre, tudo e em todo o lado. Queremos estar próximos para não haver desculpas para não reciclar”, afirmou Marisa Lima, da Resinorte.

O vereador Carlos Silva disse é preciso promover a “eliminação progressiva da deposição direta em aterro” e “aumentar a reciclagem e a valorização dos resíduos” para serem atingidas as metas a nível nacional e comunitário.

Foto: AP



PARTILHAR:

Populares mostram-se contra o lítio em sessão de esclarecimento

Detido por tráfico de droga fica em prisão preventiva