A Câmara de Vila Real vai ajudar 54 famílias desfavorecidas a pagar a renda de casa, um apoio inserido num programa municipal que começa a ser aplicado ainda em setembro, anunciou hoje o presidente da autarquia.

O Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento foi apresentado hoje e destina-se a apoiar agregados familiares carenciados que não residem em habitações sociais.

PUB

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, referiu que o número de candidaturas a casas nos bairros sociais "excedia largamente" a oferta disponível.

"Temos mais procura do que casas. Constatando isso e percebendo que hoje é também importante ter uma nova filosofia relativamente à colocação de famílias com dificuldades económicas, momentâneas ou duradouras, resolvemos criar um programa de apoio ao arrendamento para as pessoas com carências económicas", sublinhou.

Rui Santos disse que, até ao momento, o município já recebeu 75 pedidos, desses 54 são elegíveis, enquadram-se nos requisitos legais de carência económica.

"É o nosso contributo para apoiar as famílias, ajudando-as a minorar as dificuldades económicas no pagamento da renda", sublinhou Rui Santos.

O autarca explicou que este subsídio começa a ser atribuído em setembro e é renovável anualmente, perante a verificação da continuação de insuficiência económica.

Os apoios variam dos 67 euros para casas de tipologia T1, 95 euros para T2 e T3 e 121 euros para T4, e são pagos mediante a apresentação do recibo do arrendamento.

"Se uma renda de um T1 for de 200 euros, e há casos em que é, esta é já uma ajuda substancial", salientou Rui Santos.

O orçamento da Câmara de Vila Real para o próximo vai afetar 120 mil a este apoio ao arrendamento.

"Temos uma preocupação enorme em ajudar as famílias. Este apoio está inserido no âmbito de uma estratégia delineada por nós e cumpre o proposto no nosso programa eleitoral", afirmou.

Rui Santos enumerou ainda as ajudas atribuídas às famílias nos últimos três anos e que começou com o programa "Livros para todos", que já abrande os quatro anos do primeiro ciclo. Este ano o apoio é alargado às fichas escolares.

Depois foi implementado um regulamento de atribuição de casas sociais de acordo com uma matriz "transparente e clara", foi lançado um programa dirigido a famílias com os cônjuges desempregados e que atribui descontos na fatura de água, e o "+ Bombeiros", que concede descontos e benefícios aos voluntários.
Lusa



PARTILHAR:

Piscina de Mirandela reabre com acesso gratuito

Previstos 100 batismos de voo este domingo