Devido às recentes queixas de falta de água, a Câmara Municipal de Vila Real lançou esta semana um apelo aos munícipes. Num comunicado escrito difundido pela autarquia lê-se que \"recentemente, tem-se verificado, em algumas zonas do concelho, um consumo exagerado, o que leva a crer que a água esteja a ser utilizada para rega de terrenos agrícolas\". Mas o mesmo comunicado deixa claro que \"a água da rede pública não deve nunca ser utilizada na rega de campos e hortas, destina-se somente ao consumo humano\".

A manifestação levada a cabo pela população de Nogueira, frente à Câmara Municipal, (Semanário Transmontano n.º378, de 26 de Julho), levantou questões quanto à má utilização da água por parte dos utentes. Mas não é apenas a localidade de Nogueira que tem vindo a sofrer com a falta de água nestes dias mais quentes. Este líquido também tem faltado em Abaças, Guiães, Mouçós, Adoufe e Vilarinho da Tanha.

Segundo o vereador da Câmara Municipal de Vila Real, Miguel Esteves, esta situação deve-se à \"má utilização\", por parte da população, da água destinada ao consumo humano, que possivelmente estará a ser utilizada para rega de terrenos agrícolas. Nestas zonas, diz o vereador, o consumo de água atinge números \"excessivamente altos\". Enquanto que em Vila Real o consumo médio de água ronda os 120 metros cúbicos por pessoa, nestes locais atinge, em determinados momentos, os 300 metros cúbicos por pessoa.

Na opinião de Manuel Esteves, o facto da água ser \"desviada\" para outros fins leva a que esta falte depois nos canos e as pessoas fiquem privadas dela. \"Se as pessoas utilizassem a água convenientemente, ela seria suficiente\", afirma o vereador, acrescentando ainda que \"se os cidadãos não tiverem consciência desta situação\" a autarquia não poderá dar \"uma resposta cabal ao problema\".

Tentar remediar

o problema

Após a manifestação, a população de Nogueira viu a sua situação ser parcialmente resolvida. Recebendo água, alternadamente, com a localidade de Ermida. Isto é, enquanto nas torneiras de Nogueira a água corre, em Ermida elas permanecem secas. No dia seguinte, a situação inverte-se.

No entanto, noutras localidades do concelho, o problema não pode ser \"resolvido\" assim. Por isso, auto-tanques dos bombeiros têm levado água até onde ela não chega pelas torneiras. Mas nesta altura os bombeiros têm muito trabalho, devido aos grande número de fogos, e a autarquia necessita de mais auto-tanques disponíveis. Para colmatar esta falha, a Câmara mantém contactos com o Regimento de Infantaria 13, no sentido do auto-tanque de que dispõe, com a ajuda de alguns militares, levar a água a Vilarinho de Tanha, que se encontra sem ela.

Vila Real tem, neste momento, as barragens do SÎrdo e do Alvão, esta última construída em 1985. Apesar de terem sido projectadas para 20 anos, já se tornam insuficientes para o consumo da população do concelho. A Barragem do SÎrdo, com capacidade para um milhão de metros cúbicos de água, que recebe do rio, encontra-se razoavelmente fornecida. Contudo, o mesmo não acontece com a do Alvão, que, devido à fraca chuva que caiu no Inverno, se encontra com pouca água.

Estas duas barragens abastecem cerca de 80 por cento da população do concelho. A restante é abastecida por origens médias, como é o caso da que se situa no Vale da Campeã, em São Tomé do Castelo e em Rebordo Longo. Outras localidades são abastecidas por pequenas captações de água que, neste momento se encontram secas, devido à pouca chuva que caiu este ano.

O problema da falta de água no concelho poderá ser parcialmente resolvido com o novo projecto da Empresa Intermunicipal Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, responsável pela distribuição de água nos concelhos que a ela aderiram. Esse projecto prende-se com a construção de uma nova barragem no Pinhão, que ajudará no abastecimento de água em alguns concelhos, entre os quais o de Vila Real.

Apesar de algumas localidades do concelho de Vila Real se encontrarem privadas de água, Miguel Esteves defende que \"há água em quantidade e em qualidade suficiente para os fins adequados a que se destina\".



PARTILHAR:

António Montenegro já foi colocado

Larouco recebe Open Ibérico