Está a decorrer, até à próxima quarta-feira, o Raide Aéreo Ibérico, que, este ano, contou com a abertura em Bragança. O encerramento será no próximo dia 21, na cidade espanhola de Léon.

Segundo Marcolino de Jesus, presidente do Aeroclube de Bragança, este ano, o raide será mais alargado e conta com metade dos dias em Portugal e a outra metade em Espanha.

Neste raide, participam 22 aeronaves, um avião da Força Aérea e dois aviões da organização, \\"e só não participam mais devido a problemas logísticos\\", revelou aquele responsável.

\\"Não temos capacidade para meter mais aeronaves, já temos em lista de espera sete ou oito aeronaves\\", referiu Marcolino de Jesus.

Este raide vai passar por Bragança, Aveiro, Viseu, Burgos, Segóvia, Léon e, segundo o presidente do Aeroclube de Bragança, já é uma referência, especialmente do lado espanhol.

\\"A revista espanhola da especialidade \\"Asas\\" considerou o Raide como o mais bem organizado em termos ibéricos\\", afirmou.

\\"O lado português não tem tanta adesão, porque nós não temos tanta capacidade financeira como os espanhóis, houve sempre uma maior participação da parte espanhola e em termos de organização está muito bem conceituado\\", explicou o responsável do Aeroclube.

Preço acessível

Marcolino de Jesus considera que uma participação no raide tem um preço acessível, uma vez que o custo do pacote dos seis dias - com dormida, transporte e alimentação - é de 350 euros.

Bragança já tem alguma tradição a nível da aeronáutica. O aeroclube local já organizou um curso de PPA (Pilotos Particulares de Aviões), alguns cursos de pilotos de ultraligeiros, mas Marcolino de Jesus sublinha \\"que é pena que não se consiga ter actividades aeronáuticas ainda mais desenvolvidas\\".

Porque \\"nós temos excelentes condições para as actividades aeronáuticas, temos um aeroclube devidamente apetrechado com aeronaves para os sócios\\", salientou.

Descontos

Na opinião deste responsável, o que falta é vontade para as pessoas aderirem mais, \\"até porque as quotas são de 40 euros por ano e os sócios têm direito a diversas vantagens, designadamente, o uso das aeronaves abaixo do preço de custo. Existe um protocolo com a Aerocondor em que os sócios do Aeroclube de Bragança têm desconto nas viagens áreas e têm direito a um cartão que lhes proporciona descontos de três cêntimos em cada litro de combustível\\".



PARTILHAR:

Promover turisticamente a região

Idosos aprendem a ler