Meia centena de idosos, dos quatro lares da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, aprenderam, nos últimos quatro meses, a ler, a escrever e a trabalhar com as novas tecnologias.

O projecto Alfabetização Sénior foi coordenado pelo Centro de Actividades de Tempos Livres daquela instituição particular de solidariedade social, que proporcionou a muitos idosos a possibilidade de, pela primeira vez, assinarem o seu próprio nome.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, Manuel Araújo, revela que a iniciativa começou a ganhar forma quando se constatou que \"muitos utentes dos lares da instituição não sabiam assinar e que tinham de utilizar o dedo.\"

Foi nessa altura que o Centro de Actividades de Tempos Livres da Santa Casa da Misericórdia agarrou na ideia com entusiasmo, disponibilizou três técnicos para ensinar os idosos a escrever, a ler e a funcionar com o computador.

Manuel Araújo confessa que ficou surpreendido, pela positiva, com a adesão dos idosos à iniciativa, que, \"no fundo, veio ajudar a preencher, de uma forma muito interessante, os seus tempos livres, a par das iniciativas que temos feito ao longo do ano, com colónias de férias, passeios e as festas tradicionais.\"

E, como prova de que esta ideia foi muito bem acolhida pelos idosos, o JN constatou a felicidade de José Augusto Jaime. \"Finalmente, aprendi a assinar o meu nome direitinho. Porque, quando era mais novo, a minha mãe não tinha condições para eu frequentar a escola. Estou muito grato aos professores\", acrescenta.

Amélia Azevedo foi professora de Geografia e de História no ensino secundário, mas só agora, a caminho dos 80 anos, aprendeu a trabalhar com o computador.

\"Gostei muito de actualizar os meus conhecimentos e de aprender como funcionam as novas tecnologias, porque, no meu tempo, só tínhamos o livro e o caderno.\"



PARTILHAR:

Bragança já tem tradição na organização de provas aeronáuticas

S. Mamede de Ribatua