Isabel Ferreira, pelo Partido Socialista (PS), e Paulo Xavier, atual presidente e candidato pelo Partido Social-Democrata (PSD), são os nomes já conhecidos para concorrer à Câmara Municipal de Bragança.

Isabel Ferreira, investigadora e professora do ensino superior, tem 51 anos, não é militante do partido e foi deputada pelo PS eleita pelo círculo de Bragança e vice-presidente do Grupo Parlamentar do partido até ao final de funções da anterior legislatura.

A candidata apresentou publicamente a intenção a 27 de janeiro deste ano. Desempenhou o cargo de Secretária de Estado da Valorização do Interior do XXII Governo Constitucional e de Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional no seguinte.

Com o mote “Razão com coração”, Isabel Ferreira apresentou o seu programa eleitoral a 29 de junho.

“O programa constitui-se como uma abordagem integrada e multissetorial”, segundo o descrito numa nota de imprensa enviada pela candidatura de Isabel Ferreira, que afirma ter foco na “utilização eficaz” dos fundos europeus e alinhar Bragança com as estratégias regionais e nacionais.

Já a 13 de fevereiro, a Comissão Política Distrital do Partido Social Democrata (PSD) de Bragança anunciou que Paulo Xavier é a escolha do órgão nacional do partido para candidato à câmara municipal nas eleições autárquicas de 2025.

Paulo Xavier tem 66 anos, foi presidente da junta de freguesia da Sé, Santa Maria e Meixedo (Bragança) e vice-presidente do município brigantino desde 2013 até substituir na presidência Hernâni Dias, que renunciou ao cargo no terceiro e último mandato em março do ano passado para integrar o Governo, onde foi secretário de estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

A 01 de julho, Paulo Xavier inaugurou a sua sede de campanha, no centro da cidade de Bragança, com o slogan “Lado a lado, sempre!”.

A informação veiculada à comunicação social destacou que o candidato “pretende continuar o trabalho nas diferentes áreas de governação, com ímpeto empreendedor, inovador e aglutinador de sinergias de co-criação de políticas públicas, concretizando a sua visão de entender a política como um serviço à população”.

Atualmente, o executivo municipal de Bragança é composto por sete elementos, de acordo com a informação na página oficial, sendo cinco elementos do PSD e dois do PS. A Assembleia é liderada também pelos sociais-democratas.

Os dados mais atualizados da PorData, apontam que no ano passado o concelho de Bragança tinha 35.581 habitantes e tem 1,17 mil quilómetros quadrados.

Segundo o portal para a transparência do Governo, que recolheu dados do Instituto Nacional de Estatística de 2022, em Bragança ganha-se 1.050 euros por mês. As empresas geram um volume de negócios na ordem dos 769,43 milhões de euros.

As eleições autárquicas deste ano têm data marcada para 12 de outubro.



PARTILHAR:

PS quer segurar poder em Vila Real e PSD recuperar antigo bastião laranja