A agência do Banco de Portugal em Vila Real, a única em toda a região transmontana, desde que há 15 anos encerrou a delegação de Bragança, vai fechar até final do corrente ano, depois de 114 anos em funcionamento. A decisão prende-se com um alegado reduzido número das operações efectuadas diariamente quer em relação às instituições bancárias quer em relação ao público em geral, e tem vindo a diminuir nos últimos anos.

Esta notícia está a motivar reacções negativas da parte dos responsáveis locais e deu azo a um pedido de esclarecimentos, apresentado na Assembleia da República e dirigido ao ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, pelo deputado do PSD Ricardo Martins.

Aquele responsável lamenta que \\"seja mais um serviço a encerrar na região, que vem juntar-se a tantos outros\\" e recorda que \\"estão em causa pelo menos sete postos de trabalho, não sendo claro o que vai acontecer a esses funcionários\\". As agências do Banco de Portugal funcionam essencialmente como tesourarias do sistema bancário e como centro de escolha de notas. A partir de Janeiro, a localidade mais próxima para tratar desses e de outros assuntos passará a ser o Porto.

Ricardo Martins questiona se \\"este encerramento teve alguma orientação da parte do Governo e quais as razões que ditaram esta decisão\\". Pretende, ainda, saber \\"qual o destino a dar ao imóvel que ainda há pouco tempo foi alvo de um investimento em remodelação de 1,5 milhões de euros\\".

Também a Juventude Social Democrata fez questão de manifestar publicamente em comunicado o seu desacordo com mais \\"este exemplo de promoção da desertificação de Trás-os-Montes e Alto Douro\\"

Fonte do Banco de Portugal confirmou o encerramento, mas garantiu que \\"os direitos dos trabalhadores estão garantidos\\".



PARTILHAR:

Carro acabou por se incendiar

Na aldeia de Vilela