Nos distritos de Vila Real e Bragança, o PS foi o vencedor das últimas eleições autárquicas. No Distrito de Bragança, os socialistas roubaram duas câmaras ao PSD e no distrito de Vila Real, outras duas. Sabrosa não mudou de presidente, mas mudou de cor. O independente José Marques concorreu e ganhou pelo PS. Feitas as contas, PS e PSD dividem agora as câmaras dos dois distritos.

Nas eleições autárquicas de domingo da semana passada, o Partido Socialista ganhou terreno ao PSD nos distritos transmontanos, tradicionalmente laranja. No distrito de Bragança, ao roubar duas Câmaras ao PSD, os socialistas ficaram agora com o mesmo número de autarquias (seis) que os sociais-democratas. Além de Alfândega da Fé, que elegeu a primeira presidente de Câmara mulher do distrito, Berta Nunes, o PS destronou o candidato do PSD em Miranda do Douro, onde o PSD era poder há 12 anos. O Partido Socialista manteve as Câmaras de Freixo de Espada à Cinta, Vila Flor, Vinhais e Torre de Moncorvo. O PSD foi reeleito em Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Mirandela, Bragança, Carrazeda de Ansiães e Vimioso.

No distrito de Vila Real, o PS destronou o PSD em Mesão Frio por escassos 8 votos. Em Mondim de Basto, para já, a vitória coube ao PS, mas os resultados definitivos ainda estão dependentes das eleições na freguesia de Ermelo, que vão decorrer este domingo. As eleições foram canceladas depois de o candidato do PS ter morto a tiro o marido da candidata pelo PSD.

Sabrosa não mudou de presidente, mas mudou de cor. José Marques, que há quatro anos ganhou o concelho como independente, foi agora eleito pelo PS. Na capital de distrito, o socialista Rui Santos não consegui destronar o social-democrata Manuel Martins. Na Régua também foi reeleito o social-democrata Nuno Manuel Gonçalves. Murça e Alijó mantêm-se cor-de-rosa, com João Teixeira e Artur Cascarejo, respectivamente.

No Alto Tâmega, o PSD continua a ser a força dominante. Montalegre continua a ser a única excepção. O socialista Fernando Rodrigues reforçou a votação, e, pela primeira vez, conquistou a Junta da sede da vila de Montalegre. Em Chaves, o PSD roubou um vereador ao PS. Valpaços, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar, continuam a ser lideradas pelos social--democratas Francisco Tavares, Agostinho Pinto e Domingos Dias, respectivamente. Em Boticas, Fernando Campos venceu com 73 por cento dos votos, conquistando todos os mandatos que havia para conquistar, cinco.

Nota: além dos concelhos dos distritos de Vila Real e Bragança, o mapa que ilustra o texto inclui municípios que integrariam a região de Trás-os-Montes e Alto Douro (Meda, Tabuaço, Lamego e Foz CÎa), mas que fazem parte do distrito de Viseu.



PARTILHAR:

Segundo caso num mês

Crime em Fervença, Ermelo