Workshop no Teatro de Bragança sobre o projeto ClimAdaPT.Local – Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. 

 

Decorreu durante a tarde de hoje na Sala de Atos no Teatro Municipal de Bragança o Workshop do projeto ClimAdaPT.Local – Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (AC). Tratou-se de debater os ajustes e as alterações necessárias que terão de ser feitas, num futuro próximo, de forma a que o município brigantino esteja preparado para as alterações climáticas vindouras.
De acordo com a Estratégia Europeia e a Estratégia Nacional de Adaptação às AC, o projeto tem cinco grandes objetivos: promoção e disponibilização do conhecimento local sobre AC; criação de uma comunidade de agentes municipais sensibilizados para o tema e capacitados para utilizar ferramentas de apoio à decisão em adaptação; redução de barreiras e constrangimentos ao envolvimento de agentes locais em processos de adaptação às AC;  integração da adaptação nos processos de planeamento e decisão dos agentes municipais e sectoriais; e definição de medidas de adaptação às AC a nível local.
Coordenado pela Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu e pelo Fundo Português de Carbono, a Câmara Municipal de Bragança é parceira do projeto ClimAdaPT.Local. Também o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, enquanto parceiro do projeto e sob a coordenação dos professores João Ferrão e Luísa Schmidt, ficou responsável pelo envolvimento dos principais protagonistas. Nesse âmbito, tem vindo a colaborar com a autarquia na sua identificação, para que os seus contributos possam ser utilizados na elaboração de uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.
Segundo os responsáveis, esta estratégia municipal constituirá um significativo avanço no processo de adaptação local às alterações climáticas nas suas vertentes ambientais, sociais e económicas, tendo impacto nos sectores da Energia e Indústria, Biodiversidade, Agricultura e Florestas, Segurança de pessoas e bens, Ordenamento do território, Recursos hídricos, Saúde humana e Turismo.
 

 



PARTILHAR:

Feira Gastronómica do Porco de Boticas rende meio milhão de euros

EN2 reaberta com circulação alternada em Vila Real